Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Por que existem tantos países com “Guiné” no nome?

Você conhece Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e Papua-Nova Guiné. Mas o que significa essa palavra?

Por Maria Clara Rossini
Atualizado em 6 set 2024, 15h41 - Publicado em 19 abr 2023, 17h21

Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e Papua-Nova Guiné. Os três primeiros países ficam na África, enquanto o último compõe a Oceania. Mas o que significa essa palavra?

Sabemos que ela era interpretada pelos europeus como “terra dos guineus”. Guineus, por sua vez, foi o nome que os colonizadores portugueses deram aos moradores da região que fica na costa oeste da África, abaixo do Rio Senegal (onde hoje estão Guiné e Guiné-Bissau).

Os primeiros registros da palavra vêm do século 15. O cronista Gomes Eanes de Zurara, que registrava as viagens de exploração portuguesas, já aparece usando o termo em 1453. Ele escreve que “guineus” significa “povo negro”.

Já como surgiu a palavra “guineus” é tema de debate entre historiadores. Alguns defendem que o termo tem relação com os guinaua (ou gnawa), um grupo étnico do Marrocos. 

Continua após a publicidade

Nas línguas berberes (um grupo linguístico afro-asiático), ignaw significa “mudo”. Acredita-se que os povos que deram origem aos gnawa tenham sido escravizados na África subsaariana e levados para a região norte do continente. Esses povos não sabiam falar árabe, então daí teria surgido o nome.

A questão é que, para os europeus, a palavra “guineus” se tornou sinônimo de pessoas de pele negra. Quando os portugueses estabeleceram a colonização na África, no século 16, chamavam o território ocupado de “Guiné Portuguesa”. O país só conseguiu independência em 1974, quando passou a se chamar Guiné-Bissau.

O mesmo aconteceu com a Guiné Francesa, que conquistou a independência e passou a se chamar apenas Guiné em 1958. Já a Guiné Espanhola se tornou Guiné Equatorial em 1968.

E Papua Nova Guiné, que fica do outro lado do globo? Bom, quem deu esse nome foi o explorador espanhol ​​Yñigo Ortiz de Retez, em 1545. Segundo ele, as pessoas da ilha da Oceania se assemelhavam aos guineus, já que tinham um tom de pele parecido.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Fontes: Livro “Reflexos da África”, de Anderson Ribeiro Oliva; Instituto Europeu do Mediterrâneo; Livro “African placenames : origins and meanings of the names for natural features, towns, cities, provinces, and counties”

O destino da África: Cinco mil anos de riquezas, ganância e desafios

.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.