Por que o touro é símbolo da bolsa de valores?
Ele não é. O touro simboliza algo mais sutil: ações em alta. E há um animal "antônimo" para ações em baixa.
Ele não simboliza a bolsa como um todo. Bull market (“mercado do touro”) é um jargão para quando as ações estão em alta. Daí o bicho ser amuleto.
Na principal bolsa alemã, em Frankfurt, há uma estátua diferente: um touro e um urso. O ursinho Pooh simboliza o contrário, ações em queda. Parece estranho que também haja um animal para representar a queda, já que, em princípio, ela é algo ruim.
Mas o fato é que alguns investidores torcem para isso, porque eles operam de outro jeito: primeiro, vendem uma ação que não têm, e só depois compram a dita-cuja para entregar. Eles lucram quando o valor da ação cai nesse intervalo. Ou seja: apostam na queda. Esse é um procedimento chamado short selling. Em português, é “venda a descoberto”.
Na verdade, a maior parte dos investidores age ora como urso, ora como touro. Se o tempo é de vacas magras, você faz short selling para ganhar mesmo com as ações caindo. Quase ninguém com experiência no mercado aposta só em altas ou só em baixas. É por isso que estátua dupla em Frankfurt é algo mais próximo da realidade.
“Vender a pele do urso antes de caçá-lo” é um provérbio inglês, daí a associação entre o animal e quem faz isso. Primeiro, vieram os ursos. Só depois o touro foi adotado como antônimo, talvez porque ele ataca chifrando para cima (a verdade é que ninguém sabe ao certo).
Pergunta de Giovanna Oliveira, via e-mail
O que é o “ló” do pão de ló?
Para além de “It, a Coisa”: 5 livros de Stephen King para comprar na Black Friday
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
“Adolescência” pode ir até os 32 anos, indica estudo que descreve cinco fases do cérebro
Vídeo de lobo selvagem roubando armadilha pode ser primeiro registro de uso de ferramentas na espécie







