Se a gente só usa o grão de café, o que acontece com o resto da fruta?
Quem já chupou a fruta direto do pé de café sabe que sua polpa é docinha e deliciosa.
Vira fertilizante. O fruto do café tem cinco partes: casca, polpa, mucilagem (uma camada pegajosa, rica em açúcar), película prateada (uma casquinha fina que envolve o grão) e o grão em si, que resulta no pó do mercado após ser torrado e moído.
Quem já chupou um fruto de café direto do pé (recomendamos, inclusive) sabe que a polpa madura é docinha. Ela tem entre um e dois milímetros de espessura e funciona como uma camada de proteção do grão. Após a colheita, o fruto segue para o despolpador. Essa máquina possui um cilindro que espreme o fruto, separando a polpa do grão.
Rica em potássio, a polpa geralmente é usada para compostagem. Ela é misturada com esterco de boi ou de porco, tornando-se um fertilizante orgânico e nutritivo para a própria lavoura de café.
“A gente põe uma camada de polpa seca, seguida por uma camada de esterco, seguida por outra de polpa, e assim por diante”, diz Lucas Franco, diretor das fazendas Sertãozinho dos cafés Orfeu. “O ideal é pegar a camada de baixo e jogar por cima uma vez por semana. Depois de seis ou oito meses, essa polpa se decompõe, virando um pó”. Daí, o fertilizante segue para a lavoura.
Por ter um sabor semelhante ao do café, alguns produtores pequenos torram e misturam a polpa com os grãos. O resultado é uma bebida mais escura e amarga, com menor teor de cafeína. Isso ocorre, por exemplo, em épocas em que o café está muito caro.
A polpa seca, chamada cascara, também pode ser usada para fazer chá. A bebida lembra um chá de hibisco, com notas doces, florais e um pouquinho de cafeína. Algumas marcas pequenas já se aventuraram a fazer refrigerante de cascara.
Pergunta de Dalton, de São Bernardo do Campo (SP)
Vídeo de lobo selvagem roubando armadilha pode ser primeiro registro de uso de ferramentas na espécie
Últimas ararinhas-azuis da natureza são diagnosticadas com vírus letal – comprometendo o futuro da espécie
Estudo sugere que pombos percebem o campo magnético da Terra pelos ouvidos
“Adolescência” pode ir até os 32 anos, indica estudo que descreve cinco fases do cérebro
3I/ATLAS: Nasa divulga várias novas imagens do objeto interestelar. Confira







