Marie Curie é eleita a mulher mais influente da história
A lista feita pela BBC também inclui nomes como Rosa Parks, Jane Austen, Simone de Beauvoir e Madre Teresa de Calcutá
A BBC History Magazine divulgou nesta quinta (9) uma lista com as 100 mulheres mais influentes de todos os tempos. Criado após uma seleção de especialistas e com a votação do público, o ranking elegeu a cientista Marie Curie como a número 1. Em segundo lugar está Rosa Parks, norte-americana e símbolo do movimento pelos direitos civis, e em terceiro, a ativista britânica Emmeline Pankhurst.
De acordo com o site oficial, dez especialistas foram consultados para elaborar a lista, que contém desde escritoras como Virginia Woolf e Simone de Beauvoir a figuras históricas como Catarina de Médici, Joana D’Arc e Madre Teresa de Calcutá.
Bicampeã do Nobel
Marie Curie (1867-1934) foi uma das principais cientistas da sua época, responsável por descobertas notáveis e importantes até hoje. Nascida na Polônia, ela teve uma infância difícil. Sua família era pobre e, para bancar os estudos, revezava-se com a irmã: enquanto uma trabalhava, a outra ia para a faculdade.
Formada em física e matemática pela Universidade de Paris, Marie e seu marido, Pierre, receberam o Nobel de Física de 1903 ao lado de Henri Becquerel pela descoberta da radioatividade – e por cunharem e definirem o termo. Em 1911, ela foi laureada com o Nobel de Química após ter descoberto dois elementos, o rádio e o polônio. Com isso, entrou para a seleta lista de pessoas que conquistaram o “bicampeonato” na premiação – e foi a única a ganhar em áreas científicas diferentes.