Empresa cria fragrância com o cheiro de espaço “oficial” da Nasa
O aroma metálico e amargo, com toques de rum, foi desenvolvido para o treinamento de astronautas. Mas há um crowdfunding para lançá-lo como perfume.
Já imaginou qual é o cheio do espaço sideral? Em breve, você poderá senti-lo sem deixar o conforto da Terra – e até sair por aí distribuindo o aroma pelo ambiente. Um projeto de financiamento coletivo quer colocar no mercado o Eau de Space, um perfume que tem literalmente o cheiro do espaço.
A fragrância foi desenvolvida inicialmente por especialistas contratados pela Nasa em 2008, com o objetivo de oferecer um treinamento mais completo aos astronautas e evitar surpresas desagradáveis lá no alto. Na época, relatos de astronautas que já estiveram no espaço serviram de base para a equipe desenvolver uma fórmula adequada.
Mas não foi uma tarefa fácil: as descrições do cheiro do espaço de quem já esteve lá incluem “cheiro de metal queimado”, “pólvora”, “bife frito”, “amargo e queimado” e “aroma metálico e doce”, com toques de “framboesa e rum” (os tais toques provavelmente vêm de uma substância chamada formiato de etila, já identificada aqui na Terra). Pois é, uma mistura inusitada.
Por anos a fórmula final permaneceu secreta e de uso exclusivo da Nasa, mas agora a empresa responsável pelo Eau de Space conseguiu quebrar o sigilo através da Lei da Liberdade de Informação dos Estados Unidos, que permite requisitar a liberação de alguns documentos que estão sob domínio governamental. A companhia está fazendo uma campanha de financiamento coletivo para lançar o produto no mercado. Mais de 350 mil dólares já foram arrecadados até essa segunda-feira (06).
“Fizemos parceria com perfumistas renomados, alguns dos melhores do mundo, e garantimos os direitos de lançamento exclusivo deste produto”, diz o site da campanha. “Nossa equipe é composta pelas melhores experts em moda, tecnologia, design e logística. Agora precisamos da sua ajuda para fabricá-lo em massa, para que todos possam experimentar o cheiro do espaço por si mesmos.”
A equipe também escreveu em seu site que um dos objetivos do produto é inspirar jovens estudantes a seguirem carreiras ligadas à ciência e a tecnologia, e que outras iniciativas seguirão nessa linha se o perfume realmente for para frente. Segundo a CNN, o diretor de produtos da Eau de Space, Matt Richmond, já está pensando em lançar um outro perfume baseado no cheio da Lua após o entusiasmo gerado pelo primeiro produto.
Vídeo de lobo selvagem roubando armadilha pode ser primeiro registro de uso de ferramentas na espécie
“Adolescência” pode ir até os 32 anos, indica estudo que descreve cinco fases do cérebro
Últimas ararinhas-azuis da natureza são diagnosticadas com vírus letal – comprometendo o futuro da espécie
3I/ATLAS: Nasa divulga várias novas imagens do objeto interestelar. Confira
Estudo sugere que pombos percebem o campo magnético da Terra pelos ouvidos







