Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Empresa cria fragrância com o cheiro de espaço “oficial” da Nasa

O aroma metálico e amargo, com toques de rum, foi desenvolvido para o treinamento de astronautas. Mas há um crowdfunding para lançá-lo como perfume.

Por Bruno Carbinatto
6 jul 2020, 17h47

Já imaginou qual é o cheio do espaço sideral? Em breve, você poderá senti-lo sem deixar o conforto da Terra – e até sair por aí distribuindo o aroma pelo ambiente. Um projeto de financiamento coletivo quer colocar no mercado o Eau de Space, um perfume que tem literalmente o cheiro do espaço. 

A fragrância foi desenvolvida inicialmente por especialistas contratados pela Nasa em 2008, com o objetivo de oferecer um treinamento mais completo aos astronautas e evitar surpresas desagradáveis lá no alto. Na época, relatos de astronautas que já estiveram no espaço serviram de base para a equipe desenvolver uma fórmula adequada.

Mas não foi uma tarefa fácil: as descrições do cheiro do espaço de quem já esteve lá incluem “cheiro de metal queimado”, “pólvora”, “bife frito”, “amargo e queimado” e “aroma metálico e doce”, com toques de “framboesa e rum” (os tais toques provavelmente vêm de uma substância chamada formiato de etila, já identificada aqui na Terra). Pois é, uma mistura inusitada.

Por anos a fórmula final permaneceu secreta e de uso exclusivo da Nasa, mas agora a empresa responsável pelo Eau de Space conseguiu quebrar o sigilo através da Lei da Liberdade de Informação dos Estados Unidos, que permite requisitar a liberação de alguns documentos que estão sob domínio governamental. A companhia está fazendo uma campanha de financiamento coletivo para lançar o produto no mercado. Mais de 350 mil dólares já foram arrecadados até essa segunda-feira (06).

“Fizemos parceria com perfumistas renomados, alguns dos melhores do mundo, e garantimos os direitos de lançamento exclusivo deste produto”, diz o site da campanha. “Nossa equipe é composta pelas melhores experts em moda, tecnologia, design e logística. Agora precisamos da sua ajuda para fabricá-lo em massa, para que todos possam experimentar o cheiro do espaço por si mesmos.”

Continua após a publicidade

A equipe também escreveu em seu site que um dos objetivos do produto é inspirar jovens estudantes a seguirem carreiras ligadas à ciência e a tecnologia, e que outras iniciativas seguirão nessa linha se o perfume realmente for para frente. Segundo a CNN, o diretor de produtos da Eau de Space, Matt Richmond, já está pensando em lançar um outro perfume baseado no cheio da Lua após o entusiasmo gerado pelo primeiro produto.

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.