PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Voltar à Lua pode ser 10 vezes mais barato do que se pensava

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 7 mar 2024, 16h27 - Publicado em 24 jul 2015, 13h45

Por Marina Demartini, de EXAME.com

Um estudo financiado pela Nasa descobriu que o valor de missões lunares pode ser reduzido em até 10 vezes. Antes, se estimava que seria preciso 100 bilhões de dólares nessa missão.

A pesquisa feita pela Sociedade Espacial Nacional (NSS) e a Fundação Frontier (SFF) relatou que parcerias com empresas privadas poderiam levar o homem à Lua mais uma vez por 10 bilhões de dólares.

O estudo quis verificar se parcerias público-privadas resultariam em métodos de menor custo ou na diminuição de riscos relacionados ao retorno do homem à Lua.

Empresas privadas, como a SpaceX e a United Launch Alliance, estão investindo no desenvolvimento de foguetes que poderiam ser usados pela Nasa em suas missões. Isso diminuiria o uso do orçamento da agência. Naves e módulos reutilizáveis também poderiam deixar as viagens ainda mais baratas.

Continua após a publicidade

O estudo prevê que seria possível enviar uma nova missão até a Lua e mesmo manter uma base operacional por lá com os valores disponíveis no orçamento anual da Nasa.

Exploração espacial

O relatório ainda vai além e fala sobre as chances de exploração de recursos da Lua. Ele cita água e hidrogênio como alguns deles. O hidrogênio, por exemplo, poderia ser usado na propulsão de uma espaçonave uma missão até Marte. Antes, no entanto, seria preciso confirmar se os recursos lunares são acessíveis.

Os pesquisadores recomendam a criação de uma Autoridade Internacional Lunar, que seria responsável por gerir negócios e riscos. “Uma base comercial permanente pode pagar por suas operações se exportar água e hidrogênio para a órbita lunar”, diz o comunicado.

Continua após a publicidade

Atualmente, a Nasa vê sua missão “Redirect Asteroid”, que pretende enviar pessoas a um asteroide, como trampolim para uma viagem até Marte. O estudo sugere que um retorno à Lua talvez seja uma opção melhor e mais econômica.

“Este é o momento dos Estados Unidos salvarem dinheiro dos contribuintes e inaugurarem uma nova era de crescimento econômico”, disse Jeff Feige, presidente do conselho da Fundação Espaço Frontier, no comunicado.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.