Além da Nasa e da ESA, que outras agências espaciais existem?
72, ao todo – inclusive a brasileira. Mas só seis são capazes de fazer missões independentes, sem auxílio de outros países.
Muitas. Existem, ao todo, 72 agências espaciais governamentais no mundo (incluindo a brasileira, com a sigla AEB). Mas só seis detém a tecnologia necessária para realizar todas as etapas de um lançamento por conta própria: a chinesa, a indiana, a russa, a europeia, a japonesa e, é claro, a americana, que é a Nasa.
A agência espacial russa – fundada em 1992 após o fim da União Soviética – se chama Roscosmos, e o comandante da Estação Espacial Internacional (ISS) neste exato momento é um russo, Oleg Dmitrievich, com quatro viagens à órbita da Terra no currículo.
A Agência Espacial Europeia (ESA), que congrega 22 países europeus, lançou várias missões não-tripuladas importantes – como a sonda Rosetta, que visitou o cometa Churyumov–Gerasimenko em 2014.
Em janeiro de 2019, a Administração Nacional Espacial da China pousou a sonda Chang’e 4 no lado oculto da Lua – um feito inédito, comemorado até por Jim Bridestine, administrador da Nasa.
Para quem quiser saber mais sobre a atuação das demais agências espaciais, este sábio Oráculo recomenda a reportagem “Lua, aqui nos tem de regresso”, que você pode ler aqui.