Existe alguma relação entre as palavras “síndico” e “sindicato”?
Entenda por que chamamos os responsáveis por condomínios dessa maneira.
Tanto “síndico” como “sindicato” têm suas raízes no grego antigo. O sýndikos é uma pessoa que defende a justiça, um advogado, ajudante de tribunal ou um representante de algum estado. O prefixo syn significava “juntos”, e Dice, ou Diké, era a deusa grega da justiça.
A raiz das duas palavras, então, se relaciona a trabalhar pela justiça para um coletivo, alcançar aquilo que é melhor para todos juntos. Em sua versão latina, a palavra “sindicus” passou a se referir à pessoa que é a representante dos interesses de uma corporação.
Se fôssemos considerar só os significados originais e oficiais das palavras, não teria problema nenhum chamar um líder sindical de síndico. A ideia de alguém que representa e advoga pelos interesses de um grupo ainda é um dos principais significados de dicionário para “síndico”. No Brasil, se convencionou chamar o administrador de um condomínio assim, mas em Portugal e outros países lusófonos a palavra não tem essa conotação.
Uma última curiosidade: outra aparição da deusa Diké no século 21 é o termo jurídico “sindicância” – quando a administração pública investiga um servidor infrator.
Pergunta de Gustavo Abreu, via e-mail