Existe fogo nos outros planetas do Sistema Solar?
Não, porque nenhum deles tem oxigênio suficiente na atmosfera.
Não, porque nenhum dos outros planetas do Sistema Solar tem oxigênio suficiente na atmosfera, e – como nos lembra Vera Jatenco, professora de astronomia da USP – oxigênio é essencial para a combustão.
O gás corresponde a 20,9% da atmosfera terrestre, e só se acumulou nestes céus depois que as primeiras cianobactérias inventaram a fotossíntese, mais ou menos na metade da história da Terra. Até aquela época, o processo de respiração não existia – e o fogo também não.
O fogo é o resultado de uma reação química em que um combustível – madeira, carvão, gasolina etc. – ganha oxigênio e libera calor rapidamente. Um exemplo muito simples: se você queimar hidrogênio (H), ele se une ao oxigênio (O) e forma água (H2O). Sim: incêndios soltam água.
Marte e Vênus têm atmosferas compostas majoritariamente de gás carbônico (CO2), que é justamente o que sobra depois que algo pega fogo – e não algo capaz de gerar um incêndio. Por exemplo: se você queimar açúcar (sacarose, de fórmula C12H22O11), ele junta com o oxigênio e produz CO2 e H2O.