Pode sim. Ovos com gema dupla são raros, mas existem. É provável que você já tenha quebrado algum na hora de fazer bolo (o Oráculo sente muito se a receita pedia um ovo só – a natureza prega peças). Essa anomalia acontece, em média, uma vez a cada mil ovos. Se você quiser gema tripla, um em 25 milhões. Caso os gametas femininos em cada uma das gemas tivessem sido fecundados, o ovo daria origem a dois pintinhos.
Existem galinhas com propensão genética a gerar gemas duplas, e algumas granjas as selecionam artificialmente. A empresa britânica Marks & Spencer pesca ovos de gema dupla na linha de produção e vende caixas com 6 unidades por £ 2,65 – R$ 16,70.
Ovos com gema dupla são maiores, mas mesmo assim é comum que os pintinhos gêmeos não sobrevivam: o ovo é apertado e eles precisam disputar a mesma clara e a mesma câmara de ar. Caso ambos consigam nascer, eles terão deficiências e um peso bem inferior ao normal. Os gêmeos, nesse caso, não são univitelinos: cada um se forma a partir de um óvulo diferente.
Pergunta de @nkzmeu, via Instagram.
Fonte: Walbens Benevides, professor adjunto de ciências avícolas da UECE.