Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

11 comédias essenciais para ver no streaming

Um clássico do cinema mudo. Uma excelente animação. E ótimos besteiróis. Veja algumas pérolas disponíveis na Netflix, Globoplay. Prime Video e cia.

Por Rafael Battaglia
Atualizado em 6 Maio 2024, 10h56 - Publicado em 4 Maio 2024, 16h00

Trilogia Austin Powers (1997-2002)

Onde? Max

Austin Powers - O Agente 'Bond' Cama (1999)
(Max/Reprodução)

Grande sátira dos filmes de espionagem estrelada por Mike Myers, que dá vida tanto ao agente secreto Austin Powers quanto ao seu nêmesis, o Dr. Evil (uma cópia descarada do vilão Ernst Blofeld, de 007).

Com (várias) viagens no tempo ao longo da trama, os três filmes trazem ótimas piadas e referências dos anos 1960, 1970 e 1990. O primeiro longa da trilogia não está disponível na Max, mas tudo bem: dá para assistir aos outros numa boa, sem ficar boiando.

Missão Madrinha de Casamento (2011)

Onde? Netflix, Max e Globoplay

Continua após a publicidade
Missão Madrinha de Casamento (2011).
(IMDb/Reprodução)

Annie (Kristen Wiig) recebe o convite para ser madrinha no casamento de sua melhor amiga, Lilian (Maya Rudolph). Frustrada com sua vida amorosa e profissional, ela se empolga para ajudar a noiva. Annie só não contava com a presença de outra madrinha, Helen (Rose Byrne). As duas embarcam em uma guerra fria pela atenção de Lilian – o que só atrapalha os preparativos para o casório.

Esta comédia de Paul Feig, que tem Wiig como uma das roteiristas, frequentemente aparece nas listas de melhores comédias dos últimos anos. Ela recebeu duas indicações ao Oscar: Roteiro Original e Atriz Coadjuvante para Melissa McCarthy.

Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado (1975)

Onde? Netflix

Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (1975).
(IMDb/Reprodução)

O grupo britânico Monty Python, um dos mais influentes da história da comédia, reconta a lenda do Rei Arthur e de seus cavaleiros em busca do Santo Graal. Repleta de causos e situações que tiram sarro dos costumes medievais, o filme é a epítome do humor nonsense. Na Netflix, assista também à Vida de Brian (1979), em que a trupe conta a saga de Brian, que nasceu no mesmo dia de Jesus Cristo e é confundido com ele.

Continua após a publicidade

Chumbo Grosso (2007)

Onde? Para alugar no Apple TV+ e Google Play

Chumbo Grosso (2012).
(IMDb/Reprodução)

Nicholas Angel (Simon Pegg) é um exímio policial de Londres que segue todas as regras à risca. Seus colegas, porém, não gostam de trabalhar com alguém tão perfeccionista e fazem com que ele seja transferido para uma cidadezinha no interior onde nada acontece. Nicholas, porém, percebe que há algo de errado por lá e decide investigar, para o desespero de quem comanda o vilarejo.

Chumbo Grosso integra junto com Todo Mundo Quase Morto (2004) e Heróis da Ressaca (2013) a chamada ¨trilogia do Cornetto¨ (sim, o sorvete). Os filmes não seguem a mesma história, mas têm em comum a edição afiada e o humor ácido do diretor inglês Edgar Wright (de Scott Pilgrim e Baby Driver).

Uma Semana (1920)

Continua após a publicidade

Onde? YouTube

Uma Semana (1920).
(MUBI/Divulgação)

Contemporâneo a Charles Chaplin, o americano Buster Keaton é outro grande nome da comédia das primeiras décadas de Hollywood. Keaton ficou conhecido pelo seu humor físico e por fazer cenas arriscadas que fariam qualquer dublê chorar.

Em Uma Semana, Keaton interpreta um homem que tenta pôr de pé uma casa pré-fabricada para viver com sua esposa – o que, claro, não dá certo. O melhor: está disponível no YouTube.

Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu! (1980)

Continua após a publicidade

Onde? Globoplay

o boneco inflável na cabine de voo
(Paramount/Reprodução)

Quando o piloto de um voo passa mal, um grupo de passageiros se organiza para tentar pousar o avião e evitar que todo mundo entre em pânico. Só tem um problema: o único com experiência em pilotar… adquiriu medo de voar.

Apertem os Cintos… é uma paródia de um filme dos anos 1950 e está recheada de momentos antológicos que entraram para a cultura pop. Pense no piloto automático inflável, ou em qualquer cena com o ator Leslie Nielsen, que interpretou o médico Barry Rumack. Como esta.

Compartilhe essa matéria via:

Quero Matar Meu Chefe (2011)

Continua após a publicidade

Onde? Max, Prime Video

Quero Matar o Meu Chefe (2011).
(IMDb/Reprodução)

Nick (Jason Bateman), Kurt (Jason Sudeikis) e Dale (Charlie Day) são amigos de longa data que odeiam os seus respectivos chefes. Durante uma bebedeira pós-trabalho, eles decidem contratar um assassino de aluguel para eliminar os seus patrões. O trio, porém, não é lá muito inteligente – e o plano não demora a dar errado.

Bateman, Sudeikis e Day são grandes nomes da comédia americana, e a química entre eles é o grande trunfo deste filme, que também conta com ótimas participações especiais de Jamie Foxx, Jennifer Aniston e Colin Farrell. Ótimo para um sábado à noite comendo pizza largado no sofá.

O Virgem de 40 Anos (2005)

Onde? Globoplay, Prime Video

O Virgem de 40 Anos (2005).
(IMDb/Reprodução)

Andy tem uma rotina simples: vai de bicicleta para a loja de eletrônicos onde trabalha, coleciona brinquedos e assiste TV com o seu vizinho à noite. Aos 40 anos, ele nunca transou nem se envolveu com alguém. Foram tantas experiências ruins que ele simplesmente parou de procurar uma namorada – até que seus amigos resolvem ajudá-lo.

O longa fez um enorme sucesso na época do seu lançamento. Foi responsável por catapultar a carreira do ator Steve Carell (The Office) e de Judd Apatow, diretor e produtor de várias comédias, como Ligeiramente Grávidos (2007) e O Rei de Staten Island (2020).

Palm Springs (2020)

Onde? Star+

Palm Springs (2020).
(IMDb/Reprodução)

Nyles (Andy Samberg, de Brooklyn Nine-Nine) está de férias em um resort em Palm Springs, no meio do deserto californiano. São férias perpétuas: ao acordar, Nyles revive o mesmo dia, ininterruptamente.

A rotina previsível muda quando o fenômeno também passa a rolar com Sarah (Cristin Milioti, a Mãe de How I Met Your Mother), cuja família está no resort para o casamento de sua irmã. Os dois se tornam amigos e, como você deve imaginar, se apaixonam.

Mistura de comédia, drama e sci-fi, Palm Springs é mais um (bom) filme sobre loops temporais. Se você gosta do tema, conheça outras obras deste subgênero aqui.

Anjos da Lei (2012)

Onde? Prime Video

Anjos da Lei (2012).
(IMDb/Reprodução)

Remake da série homônima dos anos 1980 (estrelada por Johnny Depp), este filme traz Channing Tatum e Jonah Hill como dois policias fracassados que recebem uma missão inusitada: se infiltrarem como alunos em uma escola para tentar derrubar um esquema de tráfico de drogas.

Com direção de Phil Lord e Chris Miller (as mentes por trás de Uma Aventura Lego e Homem-Aranha no Aranhaverso), Anjos da Lei entrega ótimas piadas ao brincar com clichês dos filmes de policial e de colégio. A sequência, que saiu em 2014, também vale o play.

A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas (2021)

Onde? Netflix

A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas (2021).
(IMDb/Reprodução)

Kate não vê a hora de sair de casa para estudar cinema. A contragosto, ela viajará até a faculdade com toda a sua família: pai, mãe, irmão e cachorro. Mas o rolê tem um pequeno contratempo: um apocalipse robô que ameaça todo o mundo.

Mais um filme com dedo de Lord e Miller (que aqui atuam como produtores), Família Mitchell adapta a linguagem do humor rápido da internet (e dos memes) sem soar piegas. Também consegue criar personagens carismáticos que, além de divertir, emocionam.

Compartilhe essa matéria via:

A História (Quase) Definitiva de Monty Python: Cinco britânicos e um americano que reinventaram o nonsense e viraram o mundo de ponta-cabeça

Monty Python

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.