GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O que é o açúcar invertido?

É um líquido espesso obtido da sacarose. Seu nome se deve à sua propriedade físico-química de suas moléculas: a de mudar a direção de um feixe de luz

acucar-site

(/)

ILUSTRA Leonardo Matos

PERGUNTA Alberto Joel Holdefer, Porto União, SC

É um líquido espesso obtido do açúcar comum de cozinha, a sacarose. Quando a sacarose é misturada com água e aquecida na presença de um ácido, suas moléculas são quebradas em duas outras menores: a glicose e a frutose. Essa reação resulta no açúcar invertido, usado para fabricar balas, chocolates, bolos e biscoitos. Diferentemente da sacarose, esse açúcar não cristaliza, ou seja, não se torna seco e arenoso com o tempo. As indústrias de doces utilizam o açúcar invertido para que as guloseimas se mantenham lisas e macias. Pense no recheio cremoso de um bolinho ou bombom – a textura e o aspecto são diferentes, mas o gosto é doce como o da sacarose. O nome “invertido” vem de uma propriedade diferente das moléculas. Enquanto a sacarose muda a direção de um feixe de luz, direcionando para a direita, no açúcar invertido o desvio acontece para a esquerda.

+ O que é glutamato monossódico?

+ As 10 comidas mais comidas no mundo