O alto número de infecções pelo HIV – no Rio, 80% das pessoas com hemofilia contraíram o vírus após transfusões com sangue vendido – levou a uma disputa acirrada na elaboração da Constituição de 1988.
Não. Na verdade, um ímã repele ligeiramente o sangue em vez de atraí-lo. Isso é porque o magnetismo não depende só da presença de ferro. Entenda.
Anticorpos desses animais poderiam ser modificados geneticamente para neutralizar o novo coronavírus. Entenda como.
Pessoa com sangue tipo A correm mais riscos de desenvolver a versão grave da covid-19, enquanto as do tipo O são, em geral, mais resistentes.
Plataforma quer testar amostras aleatórias de pacientes em busca de micróbios causadores de doenças, o que poderia prever surtos futuros.
A culpa são de pequenos coágulos que o vírus cria. O ar entra e sai normalmente do pulmão, mas o oxigênio não chega onde precisa chegar.
Sangue de pacientes recuperados pode servir ao tratamento da doença. E uma nova ferramenta quer colocá-los em contato com hospitais e centros de pesquisa.
Dois estudos chineses mostraram resultados promissores da técnica no combate à pandemia. Mas ainda são necessárias novas pesquisas.
A ideia, aprovada nos EUA, é injetar anticorpos de outras pessoas nos pacientes com risco de morte, para estimular uma reação.
44% de suas hemoglobinas – a proteína que adere ao oxigênio no sangue – se converteram em uma versão que não fornece o gás vital para os órgãos.
O processo, revolucionário para a medicina, usa bactérias do intestino para "neutralizar" o sangue do doador – e torná-lo compatível com o do receptor.
Uso sangue de cadáveres em transfusões já foi defendido como procedimento médico. Hoje, é uma técnica aposentada – e há uma série de bons motivos para isso
Pesquisadores afirmam que técnica teve 90% de eficácia para diferentes tipos de tumores
Algoritmo interpreta imagens feitas pela câmera de um smartphone, e indica no ato se o paciente tem a doença ou não
Sem ajuda de efeitos especiais, tudo precisou ser pensado nos mínimos detalhes para evitar que o set fosse inundado por sangue de novo
A novidade pode ajudar bancos de sangue ao redor do planeta, e salvar milhões de vidas
Não foi só na Bíblia não! Chuvas estranhas já aconteceram em diversos pontos do mundo - mas há explicações científicas para esses fenômenos
O serial killer se alimentava de sangue para "manter seu corpo vivo" e matou seis pessoas em menos de um mês
A socialite de origem francesa respeitada pelos ricaços de Nova Orleans era a maior torturadora de escravos do estado da Louisiana
A condessa que gostava de se banhar com sangue de garotas jovens e virgens é considerada um dos serial killers mais "produtivos" da história!