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Dirigir com menos de 5 horas de sono pode ser tão perigoso quanto dirigir bêbado

Se estiver cansado, não dirija. Um estudo mostrou que dormir pouco dobra as chances de um acidente – o mesmo observado em motoristas com 0,05% de álcool no sangue.

Por Leo Caparroz
12 abr 2023, 18h24
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  • Os perigos de beberdirigir já são bem conhecidos. Agora, um estudo feito por um grupo de cientistas australianos mostra que, se você tiver dormido mal, também não deveria pegar o volante.

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    Uma pesquisa de 2021 apontou que entre 10% e 20% dos acidentes de trânsito  provavelmente eram causados, ao menos em parte, pelo cansaço. Buscando alternativas para diminuir esse número, os pesquisadores australianos avaliaram as evidências científicas de estudos de laboratório e de campo para determinar quantas horas de sono você precisaria para dirigir com segurança.

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    Os novos achados, publicados na revista Nature and Science of Sleep este ano, mostram que dormir por menos de 4 ou 5 horas nas 24 horas anteriores praticamente dobra o risco de um acidente. O risco é o mesmo observado em motoristas com 0,05% de álcool no sangue.

    Efeitos do álcool (e do sono)

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    Quando o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) surgiu, em 1997, essa era a “tolerância máxima” para beber e dirigir. Motoristas pegos com mais de 0,06% de álcool no sangue recebiam uma infração gravíssima. A multa era multiplicada por cinco, o direito de dirigir do motorista era suspenso e seu veículo recolhido. Com a Lei Seca em 2008, essa tolerância passou a ser de 0%. Nada de álcool e volante, nem mesmo um pouquinho.

    De 0,01% a 0,05% de álcool costuma ser suficiente para a pessoa ficar só “felizinha”. Os músculos ficam mais relaxados e ela sente mais vontade de falar e socializar. A partir desse nível, ela já começa a apresentar problemas em tomar decisões e fica menos alerta. Acima de 0,08% ela já pode ter dificuldade em focar e apresentar reações mais lentas.

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    Os cientistas sintetizaram 61 estudos para chegar à conclusão: dirigir com menos de cinco horas de sono é tão perigoso quanto dirigir bêbado. Além disso, o risco de acidente aumenta significativamente com cada hora de sono perdida na noite anterior. Alguns estudos sugerem que, quando o motorista havia dormido de zero a quatro horas na noite anterior, ele era 15 vezes mais suscetível a uma batida.

    Como controlar?

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    Diferente de um happy hour depois do serviço, as pessoas não costumam escolher dormir menos. Pessoas com distúrbios no sono, pais de recém-nascidos e trabalhadores de turnos noturnos podem, às vezes, não conseguir dormir a quantidade necessária por dia.

    Seria difícil controlar o nível de sono dos motoristas. Não existe um “teste de bafômetro” que avalie a fadiga na beira da estrada, o quanto você dormiu ou quão debilitado está.

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    Alguns regulamentos já levam em conta o cansaço no trânsito. No estado americano de Nova Jersey, uma lei determina que motoristas são legalmente prejudicados se, nas últimas 24 horas, não tiverem dormido nada. Não é o ideal, mas é alguma coisa.

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    No Brasil, não há uma especificação sobre o sono; mas, segundo o art. 169 do CTB, dirigir sem atenção ou cuidados indispensáveis à segurança caracteriza uma infração leve e, para o art. 166, entregar a direção do veículo a alguém que não esteja em estado físico ou psíquico de conduzir é infração gravíssima.

    Como saber se você deve dirigir

    Já que a legislação não dá conta de regular esse tema, é útil seguir alguns conselhos práticos para decidir se você está ou não cansado demais para dirigir.

    Se você boceja com frequência, dá umas piscadas mais longas, está com a visão embaçada, tem dificuldade de manter a cabeça erguida e a velocidade estável, e faz desvios na pista, talvez seja melhor passar o volante. E se você dormiu por menos de cinco horas, talvez seja melhor nem arriscar.

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