Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Projeto tenta criar exame que detecta câncer mesmo na ausência de sintomas

Voluntários receberam primeiros resultados do teste, e os dados iniciais são encorajadores.

Por Luisa Costa
Atualizado em 14 set 2022, 13h19 - Publicado em 12 set 2022, 15h33

Um exame de sangue em desenvolvimento tem o objetivo de detectar diversos tipos de câncer antes que os pacientes apresentem sintomas. Se der certo, vai revolucionar o diagnóstico da doença, e os cientistas responsáveis pelo projeto afirmam que os dados iniciais são encorajadores.

O teste Galleri é desenvolvido pela empresa americana de biotecnologia Grail, fundada em 2015 em São Francisco (Califórnia). Ele procura, na corrente sanguínea, fragmentos de DNA vindos de células cancerígenas.

Por enquanto, o Galleri está disponível em laboratórios do Reino Unido e é usado por voluntários. Está em fase de testes para que os cientistas avaliem a eficácia da tecnologia e seu potencial como ferramenta de diagnóstico.

Recentemente, resultados do Galleri foram devolvidos aos pacientes voluntários e a seus médicos pela primeira vez. Eles fazem parte do estudo Pathfinder, que começou em dezembro de 2019 e ofereceu o exame de sangue para mais de 6,6 mil adultos com idade acima de 50 anos.

No estudo, o exame de sangue indicou a possível presença de um câncer em 92 pacientes. Exames adicionais confirmaram a doença em 36 dessas pessoas. Do total de casos confirmados, 14 estavam em estágios iniciais e 26 eram formas da doença que não são comumente rastreadas.

Entre os pacientes havia casos de leucemia e de câncer em tecidos como mama, fígado, pulmão e cólon – além de ovário e pâncreas, órgãos nos quais a doença é geralmente detectada em estágio tardio.

Continua após a publicidade

38% das pessoas cujo exame de sangue indicou a possível presença de câncer estavam mesmo doentes. Já 99,1% daquelas com resultados negativos estavam realmente livres de câncer, como outros exames de diagnóstico puderam confirmar.

Mais estudos estão em andamento para checar a eficácia do teste. Um deles é bem maior que o Pathfinder: conta com mais de 140 mil participantes, com idades entre 50 e 77 anos. Está sendo realizado pela Grail em parceria com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês), e seus resultados devem ser divulgados em 2023. 

E tem mais: um estudo semelhante com 1 milhão de participantes pode rolar em 2024 ou 2025, segundo a empresa americana.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.