Fenilefrina oral para congestão nasal não funciona, diz “Anvisa” dos EUA
Se ingerida em comprimidos, a droga, que aparece em vários antigripais vendidos sem receita, não é melhor que um placebo.
Após uma avaliação de estudos clínicos, um painel de consultores especializados do FDA (a Anvisa americana) concordou que medicamentos orais à base de fenilefrina são ineficazes para tratar entupimento nasal.
Embora o composto não seja prejudicial à saúde – não há motivo para preocupação caso você use ou já tenha usado esse princípio ativo –, o órgão afirma que grande parte do remédio é decomposta antes de chegar à corrente sanguínea e causar qualquer melhora no seu nariz entupido.
A recomendação do painel é que a FDA reclassifique os descongestionantes orais do tipo para que não sejam falsamente rotulados como eficazes. Aqui no Brasil, a fenilefrina é presente em rótulos como Benegrip, Naldecon, Multigrip e Fluviral.
Os consultores destacam pelo menos três grandes ensaios clínicos que testaram a fenilefrina administrada por via oral nos últimos anos e concluíram que a molécula não é eficaz em nenhuma dose. Eles descrevem os dados como “consistentes, substanciais e verossímeis”.
A decisão do painel não quer dizer que o órgão vai, obrigatoriamente, agir contra medicamentos que contêm esse princípio ativo nos EUA. A FDA ainda pode adiar essas medidas por muitos meses, enquanto aguarda contestações de empresas farmacêuticas – que já estão acontecendo. Como os descongestionantes à base do composto são considerados seguros e podem tratar outros sintomas de resfriados e alergias, eles podem permanecer nas prateleiras.
Se forçados a reformular seus produtos, os fabricantes podem criar uma falta abrupta de remédios para gripe nos Estados Unidos. Contudo, se permanecerem no mercado, os consumidores continuarão a gastar milhões em medicamentos que contêm ingredientes possivelmente ineficazes, alerta o painel.
Como alternativa, eles citam a pseudoefedrina. Porém, ao contrário da fenilefrina, que é facilmente encontrada em lojas de conveniência e supermercados, ela costuma ficar escondida atrás dos balcões farmacêuticos – a exigência de receita tem o objetivo de impedir compras em grande quantidade, já que a pseudoefedrina pode ser usada para produzir metanfetamina, uma droga ilegal.
Vale lembrar que, quando aplicada diretamente no nariz, seja por spray ou gotas, a fenilefrina ainda é considerada um descongestionante eficaz, por cair mais diretamente na corrente sanguínea.