Maria Aparecida Ramos Qual a origem das armas de fogo? A origem dessas armas é obscura, mas acredita-se que no século X de era cristã os chineses já conheciam a pólvora. Somente três séculos mais tarde começaram a usar para fins militares essa mistura de salitre, enxofre e carbono: tubos de bambu cheios de pólvora […]
Roberto Zanoteli Por que o Prêmio Oscar tem esse nome? O nome data de 1931, quatro anos depois de ter sido o prêmio instituído pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Começou com um comentário espontâneo de Margaret Herrick, então secretária da Academia. Ao ver uma cópia da estatueta em cima da mesa […]
Elas destroem lavouras, mas também revolvem a terra e defendem sua fertilidade. Com uma refinada organização social, não cessam de maravilhar os pesquisadores.
Dílcio Barros Por que os cães enterram ossos? Esse é um comportamento que os cães parecem ter herdado de seus ancestrais, os lobos, que, por questão de sobrevivência, enterram os restos que não conseguem comer de uma só vez, embora com a domesticação, isso só há muito tenha deixado de ser útil à sua sobrevivência.
Carlos C. Mussolin Por que sentimos cócegas? A cócega é uma sensação tátil que se tem ao acariciar a pele de determinada maneira. De modo tênue e superficial, os receptores sensitivos enviarão a informação ao centro de prazer, situado no hipotálamo cerebral. Mas quando a estimulação for profunda, rápida e contundente, a reação pode ser […]
Um novo sistema de videocassete permite ao aparelho identificar um programa de TV e gravá-lo quando efetivamente vai ao ar, dispensando as gravações automáticas, pois os programas de TV nem sempre começam na hora certa.
Marcello A. Mello De que é feito o fio de costura cirúrgico? A matéria-prima dos fios depende de sua aplicação. Nas regiões do corpo de fácil cicatrização, utiliza-se o chamado categute, geralmente feito de tripa de carneiro e absorvido pelo organismo num prazo de três a sete dias. Para evitar inflamações no corte, usam-se fios […]
Gualter A. Evaristo Por que a boca e os olhos se enchem de água quando bocejamos? Durante o bocejo, abre-se muito a boca e o ar é inspirado profundamente, o que provoca uma espécie de contorção facial. A pressão que esse movimento exerce sobre as glândulas lacrimais e salivares situadas respectivamente nos olhos e na […]
A ciência semeia a lavoura do século XXI: vegetais criados por Engenharia Genética, satélites que dizem a hora de matar as pragas, robôs que aram e fertilizam o solo e até culturas sem solo algum.
A hipótese teve o impacto de um choque: as correntes de alta tensão podem causar câncer. Pesquisas em vários países, incluindo o Brasil, tentam saber se isso é verdade. Nada está provado; a desconfiança é forte.
Três poderosos instrumentos estão na lista de espera para entrar em órbita e fazer companhia ao Telescópio Espacial Hubble. Através deles, será possível espiar na intimidade distantes corpos celestes e, quem sabe, esclarecer antigas dúvidas.
Começa a ser implantado nas bibliotecas parisienses um sistema de computadores que permite aos cegos ler todo e qualquer livro, por meio de um leitor ótico, que decifra as palavras e lê o texto.
O Instituto Nacional de Envelhecimento, dos EUA, descobriu que cortar 65% das calorias que se ingerem no dia-a-dia pode prolongar a vida do ser humano.
Substituindo a luz visível por calor, a termografia permite retratar até mesmo o ar. Essa técnica tornou-se uma ferramenta de precisão nas mais diversas atividades.
O governo americano planeja a construção de um detector a laser de ondas gravitacionais, que permitirá estudar eventos astronômicos formidáveis, como colisões entre estrelas e buracos negros.
Parte da fuselagem desaparece no ar e expõe um problema que os engenheiros aeronáuticos aprendem a prevenir: a fadiga dos materiais. A segurança da estrutura, para eles, está acima de tudo.
O físico César Evora descobriu que sensores de fibras óticas poderiam prevenir desastres, se fosse possível embuti-los, com peles artificiais, na estrutura de pontes, viadutos, aviões e sistemas de canalização de gás.
Técnicos do Departamento de Água e Energia de Los Angeles, na Califórnia, estão desenvolvendo o projeto de uma rodovia capaz de transferir energia a automóveis movidos a eletricidade por meio de cabos instalados sob o pavimento.
Empresas japonesas anunciaram a intenção de produzir um disco que une os sistemas magnéticos e óticos para gravar, apagar e regravar até perder a conta uma infinidade de palavras, imagens, notas musicais ou dados de computador.
Muitas descobertas e invenções acontecem por acidente: sem querer, o pesquisador encontra a solução que não estava nem procurando. Isso tem um nome peculiar - serendipidade.
Cristina Giuffrida Como funciona a lâmpada fluorescente? A fluorescência é uma das formas de converter energia em luz. Eletrodos nas extremidades de um tubo transparente geram uma corrente elétrica que emite radiação ultravioleta ao passar através de uma mistura gasosa de argônio e vapor de mercúrio. Essa radiação é absorvida pelo tungstato de magnésio ou […]
Técnicos da NASA desenvolveram um telescópio dotado de sensores especiais capazes de captar sinais de luz e de outras radiações. Assim, quando uma estrela fizer uma aparição repentina no espaço, o telescópio automaticamente apontará em sua direção.
Geólogos encontraram no Haiti depósitos de tectito, quartzo e irídio, originários do Período Cretáceo, confirmando a hipótese de que os dinossauros sumiram da Terra há 65 milhões de anos, em consequência da sucessão de calamidades que assolou o mundo depois do choque de um corpo celeste com o planeta.
Astrônomos ingleses pesquisaram 2 milhões de galáxias, a até 2 bilhões de anos-luz, se limitando a uma faixa de 10% do Cosmo conhecido, superando brasileiros e americanos.
Ken Lyons, pesquisador dos Laboratórios Bell, sugeriu que os materiais com propriedades supercondutoras talvez possuam estruturas atômicas contendo "anyons", estranhas pseudopartículas que existiriam somente em duas dimensões.
Cientistas ingleses conseguiram retirar uma célula de um embrião de proveta com 48 horas de idade sem afetá-lo. A idéia é estudar o patrimônio genético do futuro ser, determinando seu sexo e a eventual presença de algumas doenças hereditárias.
Uma partícula muda de órbita dentro do átomo, cruzando regiões em que o espaço nem poderia existir. Esse paradoxo da Mecânica Quântica passa pela prova da experiência com instrumentos cada vez mais precisos.
Fernando Viana Como ocorre a tradução simultânea de línguas nas reuniões internacionais? Isolados em cabines, com fones de ouvido ligados a um equipamento com até oito canais de freqüências diferentes, interpretes ouvem apenas a voz dos conferencistas. Ao mesmo tempo, traduzem as falas, que são transmitidas aos receptores ligados a fones de ouvido, através de […]
GRAND PRIX jogo para dois a quatro participantes, de autoria de Luís Gonzaga Leite. Em SUPERINTERESSANTE número 6, ano 4, os leitores aprenderam como recriar uma folha de papel quadriculado algumas das emoções de um piloto de Fórmula 1. Lá eu mostrava como jogar a Corrida de vetores, um jogo cujo material se resume […]
É um dos alimentos mais antigos da história e o mais difundido do mundo. É também a principal fonte de calorias de origem vegetal consumidas pelo homem. Assombra pela variedade: há quem fale em 30000 tipos.
Alguns truques com cartas que se baseiam estritamente na estrutura matemática do baralho e, por isso, independem de qualquer habilidade manual para serem bem executados.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.