Nasa adia novamente o lançamento da Artemis 1
Desta vez, o problema foi um vazamento de combustível no foguete SLS; missão é a primeira etapa do programa que pretende enviar astronautas (e a primeira mulher) à Lua em 2024.
Atualização 3/setembro, 13h: depois de passar algumas horas tentando consertar um problema no foguete SLS, a Nasa adiou o lançamento da missão Artemis 1, que estava marcado para hoje.
Os técnicos da agência detectaram um vazamento de hidrogênio líquido, que é usado (junto com oxigênio líquido) como combustível do Core Stage, o módulo principal do foguete. Esse problema já havia ocorrido em junho, durante uma simulação de lançamento.
É a segunda vez que a Nasa é forçada a cancelar e remarcar o lançamento da Artemis 1. Na tentativa anterior, que ocorreu na última segunda feira (29), o motivo do cancelamento foi um problema com os propulsores RS-25.
Atualização 4/setembro, 11h50:Logo após o vazamento de combustível, neste sábado, havia a possibilidade de que o lançamento fosse transferido para segunda, dia 5 de setembro. Porém, a Nasa decidiu esperar a próxima “janela de lançamento”, na qual a Terra e a Lua estarão em posições favoráveis para o lançamento – e ocorrerá entre 16 de setembro e 4 de outubro. A agência também trabalha com a hipótese de postergar a missão para a janela astronômica seguinte, que vai de 17 a 31 de outubro.
Os problemas
Na última segunda (29), um teste com os motores do foguete não foi bem-sucedido, o que deixaria o lançamento fora da janela de tempo prevista. O problema: um dos quatro motores não foi resfriado o suficiente. Se estivesse muito quente durante a decolagem, ele poderia ter desligado. Um vazamento de combustível também apareceu aos 45 do segundo tempo.
Depois disso, a Nasa tomou algumas providências, como modificar os procedimentos de carregamento dos propulsores, e realizou mais testes. Agora, espera-se que ocorra tudo bem na segunda tentativa.
Programa Artemis
A missão é a primeira etapa do Programa Artemis, que pretende enviar astronautas (e a primeira mulher) à Lua em 2024. A última vez que humanos estiveram por lá foi em 1972, na missão Apollo 17, também da Nasa. O nome do programa espacial, claro, não foi escolhido à toa: Ártemis é irmã gêmea de Apolo na mitologia grega.
Mas Artemis I é um teste para as futuras missões tripuladas. A espaçonave Orion, que comporta quatro astronautas, não levará ninguém por enquanto, só bonecos e experimentos científicos. Ela viajará ao redor da Lua e voltará 37 dias depois do lançamento.