Doenças provocadas por vírus e bactérias já vitimaram milhões de pessoas na história – mais do que as guerras. A péssima notícia é que nossos inimigos, os micro-organismos, estão prestes a atacar a qualquer momento – e podem matar muito mais.
O aspecto mais assustador da pandemia de covid-19 é que ela era previsível: seguiu passo a passo a receita de desastres anteriores. Este livro reconta a história de pandemias passadas – e explica como ignoramos o perigo das que ainda estão por vir.
Maria Van Kerkhove, que integra a organização, sugeriu que a transmissão do vírus por quem não apresenta sintomas possa ser rara. Mas especialistas (e a própria OMS) discordam.
Trump quer cortar relações com a organização. Mas a ruptura é mais complexa que uma simples canetada – e pode afetar esforços humanitários em países pobres.
Eles convivem conosco há décadas. E, no começo dos anos 2000, quase saíram do controle. Entenda por que isso não aconteceu, veja como esses seres se modificaram de lá para cá – e o que isso revela sobre os vírus do futuro.
O coronavírus não cancelou surtos de sarampo, dengue e ebola. Ao fragilizar a saúde pública mundial, ele pode torná-los ainda mais perigosos.
A vida imita a arte? Veja as produções ordenadas pela avaliação dos críticos e pelo seu grau de realismo.
A falta de vacinação contra a doença vem causando uma outra grande crise de saúde pública, que passa despercebida: em 2019, foram no mínimo 800 mil casos.
Neste SUPER Responde, veja as maiores epidemias que a humanidade já enfrentou – e saiba até onde o coronavírus pode chegar.
A máscara provavelmente não vai impedir que você pegue a doença – mas pode evitar que um infectado passe o vírus adiante. Entenda
O papel da transmissão assintomática na pandemia ainda não está claro, mas evidências mostram que é melhor apostar no distanciamento social.
O evento de Nova York se soma à longa lista de cancelamentos ao redor do mundo para evitar grandes aglomerações de pessoas.
Se o seu corpo neutralizar o vírus enquanto ele estiver na sua garganta, o caso será leve. O problema só começa mesmo caso ele alcance os pulmões.
No mínimo oito empresas farmacêuticas estão experimentando quatro técnicas diferentes. Entenda a corrida pela injeção mais cobiçada do mundo.
Ambas as doenças causam sintomas parecidos, mas existem algumas diferenças importantes, como a taxa de mortalidade.
E isso até é uma notícia boa: contatos ocasionais, fora de casa, parecem transmitir pouco a doença, segundo um novo estudo americano.
A plataforma Nextstrain reúne sequenciamentos genéticos para rastrear os vírus da dengue, zika ou o novo coronavírus, por exemplo.
Salas com pressão negativa, funcionários para abrir maçanetas e roupas especiais. Conheça os protocolos de segurança do hospital Albert Einstein.
Como a COVID-19 veio até aqui? Você deve usar máscara na rua? Há risco de epidemia? Confira as respostas para essas e outras questões.
Críticos afirmam que a falta de transparência prejudica previsões sobre espalhamento da doença. Mas há quem defenda que medida faz sentido.