Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Publicidade

Blogs

O prêmio Nobel de Física investiga como, exatamente, os primeiros cientistas saíram da estaca zero – e chegaram às conclusões contraintuitivas (como a de que a Terra não é plana) que sustentam o saber atual.
Vírus combina o RNA das cepas B.1.1.7, descoberta na Inglaterra, e B.1.429, típica da Califórnia; mistura pode ter ocorrido após uma co-infecção, quando duas variantes infectam uma pessoa ao mesmo tempo; novo híbrido é o primeiro caso de recombinação genética do Sars-CoV-2 - fenômeno que pode acelerar seu ritmo de mutações
A #MulherCientista desta semana descobriu que aracnídeos fazem amizade e são bons de cooperação. E agora estuda se é possível expandir a definição de comportamento social para incluir plantas e até bactérias.
Dez minutos de conversa no Zoom podem valer por dez meses de Netflix. Não deixe o tempo escorrer pelas mãos.
Não há limite. Embarcações com menos de dois metros de largura já atravessaram o Atlântico – e sobreviveram para contar a história
Sim. E quem já tomou vacina também precisa continuar usando máscara. E passando álcool gel. Se fosse fácil, não era uma pandemia.
O primeiro periódico nos moldes atuais foi o Journal des Sçavans – ao pé da letra, “diário dos sábios”–, que saiu na França em 5 de janeiro 1665. Vários autores estavam na primeira edição.
Por causa de uma piada interna – que acabou ficando por falta de uma ideia melhor do departamento de marketing.
Se você foi brasileiro nos anos 1990, com certeza se lembra dos apagões – e, talvez, de falar ao telefone fixo em plena escuridão, de vela na mão.
O nosso "vermelho" vem do latim vermiculus, diminutivo de vermis ("verme"). Essa palavra também existe em inglês, francês etc., mas não é muito comum: vermillion.
B.1.525 possui a mutação E484K, já presente nas cepas de Manaus e da África do Sul, que reduz eficácia das vacinas - mas não tem a alteração que aumenta a transmissibilidade do vírus
Pode acontecer no caso de transfusões de plasma. E alguns tratamentos experimentais já exploram essa possibilidade.
O Big Brother é viciante por muitos motivos: nossa sensação de poder sobre as candidatos, a maneira como vemos nossos dilemas éticos refletidos neles, a nossa incapacidade de lidar com o ócio.
Não se sinta incompetente: a seleção natural forneceu à mosca um impressionante aparato de detecção e fuga, com que o sapiens é grande demais para lidar.
Para um ser 3D, é impossível imaginar uma quarta dimensão: podemos apenas descrevê-la com a matemática. A #MulherCientista desta semana vai além – e explora dimensões sem fim.
Provavelmente lançamento de dardo – como uma forma de praticar para as caçadas. Mas, se você estiver falando de esporte com uma finalidade totalmente lúdica, a história é diferente.
Essa é uma descoberta antiga: 2 mil anos atrás, Plínio, o naturalista romano, já havia observado que exemplares da mesma espécie de pássaro provenientes de lugares diferentes não soam iguais.
Sem pesar no jargão, Lisa Randall dá um panorama do Modelo Padrão da física de partículas – a descrição dos tijolinhos fundamentais que compõem a realidade – e explica os bastidores do acelerador de partículas LHC.
Ênfase nos números de "eficácia geral", que inclui casos leves e muito leves de Covid-19, gerou uma polêmica desnecessária com a Coronavac - e, agora, levou a África do Sul a abandonar a vacina de Oxford. Entenda o problema.
Enquanto algumas flores absorvem radiação solar para criar manchas de calor atraentes em suas pétalas, outras produzem o próprio calor – algo muito convidativo para um inseto passar a noite e economizar energia em seu metabolismo.
Publicidade