Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Manual: como escolher o perfume ideal?

Conheça os tipos de fragrâncias e como elas se comportam na sua pele. E veja como não se perder em meio a tantos cheiros para fazer compras certeiras.

Por Rafael Battaglia
1 mar 2024, 09h57

1. A taxonomia

Ilustração deum termômetro de fragrância.
(Alana Boeira/Superinteressante)

As fragrâncias se dividem em famílias olfativas. As cítricas e herbais, como alecrim e menta, são as mais leves. Depois vêm as fragrâncias florais, as amadeiradas (como pinho ou sândalo) e as ambaradas ou orientais (que consistem em cheiros de baunilha e outras especiarias). Conhecê-las facilita a escolha do perfume.

2. A concentração

Ilustração de vários frascos de perfume.
(Alana Boeira/Superinteressante)

Perfumes consistem, essencialmente, nas fragrâncias diluídas em água e álcool. Quanto maior a concentração, mais tempo o perfume dura. As colônias têm até 3% de aroma em sua composição. De 8% a 14%, o produto se chama eau de toilette (conhecidos como “desodorante colônia”). Só acima dos 30% o produto é, de fato, um perfume.

3. Um frasco, três cheiros

Ilustração de uma mulher passando perfume.
(Alana Boeira/Superinteressante)
Continua após a publicidade

O aroma de um perfume se manifesta em três níveis. As notas de saída são o que você sente logo de cara, ao aplicá-lo. Leves e mais voláteis, evaporam em alguns minutos. Depois, vêm as notas de corpo. Mais intensas, duram até uma hora. E então há as notas de fundo: encorpadas, são as que permanecem ao longo do dia com você.

4. Na hora de comprar

Ilustração de uma mulher zonza no meio de tantos perfumes.
(Alana Boeira/Superinteressante)

Limite-se a testar três opções. Mais do que isso, seu olfato dá curto-circuito. Para facilitar essa pré-seleção, diga ao vendedor os perfumes e cheiros de que você já gosta: assim, ele dará sugestões certeiras. E dê uma volta, se possível, para esperar a fragrância fixar na pele. Assim você consegue sentir as notas mais basais – e decidir se gosta mesmo delas.

E mais:

-Na hora de aplicar, passe o perfume nos pulsos, na nuca e no meio do tórax (na roupa não precisa). Se estiver de saia ou vestido, vale também borrifá-lo atrás dos joelhos.

Continua após a publicidade

-Perfumes têm dois a três anos de prazo de validade. Mas, se bem armazenados, podem durar mais. Evite o banheiro: guarde-os em um local protegido de calor, luz e umidade – como seu guarda-roupa.

– Cuidado ao comprar perfumes cujo cheiro você sentiu em outra pessoa e gostou. Parte do resultado final tem a ver com a forma como as fragrâncias reagem com a pele de cada um.

-Perfumistas têm à sua disposição 2,5 mil fragrâncias (90% delas, sintéticas) para montar um perfume. O produto final pode ser uma mistura entre 20 ou até 30 essências.

Fonte: Renata Ashcar, especialista em perfumaria e autora do Guia de Perfumes.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.