Re:Bit Re:Bit

Por Atualizado em 24/06/2016

Por Atualizado em 20/06/2016

TVMosquitoO segredo da TV, que foi criada pela LG e por enquanto só está à venda na Índia, é um emissor de ondas ultrassônicas. Elas  supostamente afastam os mosquitos da sala, protegendo você e a sua família de picadas enquanto você vê televisão. Uma ideia bem interessante; mas de eficácia questionável.

Um meta-estudo (PDF) publicado em 2010 avaliou dez experiências em que o ultrassom foi utilizado para repelir mosquitos, totalizando 324 testes – e concluiu que a tecnologia não funciona. Um estudo feito no Brasil também constatou a ineficácia do ultrassom contra mosquitos da espécie Aedes albopictus (que disputa espaço, na natureza, com o Aedes aegypti).

A empresa diz que sua tecnologia (também presente em aparelhos de ar-condicionado vendidos na Índia) foi testada “em condições de laboratório”, mas “os resultados em situações reais podem variar”, inclusive de acordo com as espécies de mosquito presentes em cada ambiente. Também adverte que “os mosquitos podem desenvolver resistência” ao ultrassom. Em suma: o repelente ultrasônico não está com essa bola toda. A TV, que foi projetada e é fabricada na Índia, tem outros dois recursos curiosos: o “modo Bollywood”, que promete melhorar o som de filmes indianos, e o “modo críquete”, que equaliza as transmissões desse esporte (muito popular no país).

Por Atualizado em 13/06/2016

IOS 10O grande destaque do iOS 10, que acaba de ser apresentado pela Apple nos EUA, é a assistente virtual Siri – que agora entra em ação sem que você precise pedir. Ela monitora as suas mensagens e emails, sugerindo informações de acordo com o contexto do que você está escrevendo (se você combinar de encontrar alguém num restaurante, por exemplo, ela já separa um mapinha com o endereço do local) e até esboçando respostas simples. Tudo usando um sistema de inteligência artificial chamado LSTM (long short-term memory), o mesmo empregado pelo Google Inbox – app do Google que sugere respostas para os e-mails que você recebe. Bem legal.

Mas o principal é que a Apple finalmente abriu a Siri, ou seja, os apps de terceiros poderão ser conectados a ela. Isso significa que, a médio prazo, será possível fazer tudo o que você faz em apps -como chamar um táxi, pedir uma pizza, reservar uma mesa de restaurante, etc- simplesmente pedindo para a Siri. Aumenta dramaticamente a utilidade dela, e é potencialmente revolucionário: pela primeira vez, qualquer app poderá ter acesso a uma plataforma de inteligência artificial. Isso faz do iOS 10 um upgrade muito atraente – provavelmente, o de maior impacto desde o iOS 7.

IOS NotificacoesA outra grande novidade do iOS 10 é uma página chamada Today, que você acessa deslizando a home page para a esquerda. É uma espécie de diário, uma lista com vários tipos de conteúdo que a Siri considera relevantes para você naquele dia, como compromissos, atualizações de notícias e esportes, mensagens, etc. Parece bem legal – e lembra bastante os cards do Google Now.

O app iMessage ganhou uma novidade divertidinha: se você escrever certas palavras (como “amor” ou “pizza”) e tocar duas vezes nelas, são automaticamente transformadas nos emojis correspondentes. Mas o principal é que ele será aberto a terceiros, ou seja, poderá ser conectado a outros apps – vai dar para pedir comida, chamar carro e transferir dinheiro para alguém, por exemplo, simplesmente digitando essas coisas no iMessage.

A versão beta do iOS 10 será liberada hoje para desenvolvedores.
A versão final, para todos os usuários, até setembro.

IWatchO evento também teve a apresentação do watchOS3, que tenta consertar dois pontos críticos do Apple Watch: velocidade e organização. Segundo a Apple, o novo sistema é 7x mais rápido. É preciso esperar para conferir na prática, mas a demonstração feita pela empresa pareceu convincente. O watchOS também passou por um redesenho profundo. As funções dos botões físicos mudaram, ficaram mais lógicas e consistentes (no watchOS antigo, às vezes eles trocavam de função de um app para o outro), e agora basta deslizar o dedo pela tela para navegar pelos apps, que aparecem numa lista horizontal simples de entender (muito melhor que a nuvem de bolinhas da versão anterior). Ficou mais fácil pular de um app para outro, ler notificações, voltar para a página inicial e trocar o mostrador do relógio – o que no sistema antigo era curiosamente difícil. O watchOS 3 é um salto notável. Ele não irá convencer multidões a comprar um Apple Watch. Mas tornará muito, muito mais fácil a vida de quem tem um. A versão beta será liberada hoje, e o lançamento oficial deverá acontecer até setembro.

 

Mac OSDepois de quinze anos, o OS X foi rebatizado: agora ele se chama macOS. E está ganhando nova versão, a macOS Sierra. Seu destaque é a Siri, que finalmente chega aos desktops e laptops. Ela entende pedidos elaborados, como “me mostre os arquivos do projeto X nos quais trabalhei semana passada”. Você também pode ditar mensagens. Outra novidade é o Auto Unlock, um recurso que destrava automaticamente o Mac, sem a necessidade de senha, assim que você se aproxima dele – com um Apple Watch no pulso. Não é nada revolucionário, mas ajuda. Na apresentação, não disseram se o Auto Unlock também funciona com iPhone, então é possível que não (e isso seja um jeito de estimular as vendas do Apple Watch). Por fim, o novo macOS tem um sistema que move arquivos antigos para a nuvem, para liberar espaço em disco. Isso poderá ser muito útil ou uma certa dor de cabeça – tudo vai depender de como virá configurado de fábrica.

A Apple também apresentou a nova versão do tvOS – o sistema operacional usado no AppleTV. Mais uma vez, a principal novidade está na assistente Siri, que agora também faz buscas no YouTube (além dos 650 mil filmes e programas de TV disponíveis na loja da Apple) e em canais ao vivo como ABC, CBS e ESPN, disponíveis para os usuários do AppleTV nos Estados Unidos. Outra melhoria é o “single sign-on”, que centraliza todos os logins do AppleTV – basta digitar uma senha mestra, uma única vez, para acessar todo o conteúdo a que você tem direito (não é mais necessário colocar as senhas, uma por uma, dos serviços que você assina).

Por Atualizado em 25/05/2016

Oi amigos, tudo bem? Chegou mais um Teste SUPER! Neste mês, ele é sobre: aspiradores-robô! São muito práticos, basta apertar um botão e eles fazem o resto: percorrem todos os cômodos varrendo e aspirando. Uma hora depois, a sua casa está limpa, e o robô volta sozinho para a base. Mas eles funcionam mesmo? Limpam bem? E qual é a melhor opção? Para descobrir, testamos quatro. Clique aí em cima para ver.

VEJA TAMBÉM:
Teste SUPER #12: Bikes elétricas
Teste SUPER #11: Música por streaming
Teste SUPER #10: Smartwatches
Teste SUPER #9: Fones de ouvido
Teste SUPER #8: Ar-condicionado portátil
Teste SUPER #7: Notebooks com Windows 10
Teste SUPER #6: Pizza congelada
Teste SUPER #5: Câmeras de ação
Teste SUPER #4: Fritadeiras sem óleo
Teste SUPER #3: Celular bom e barato
Teste SUPER #2: Caixas de som Bluetooth
Teste SUPER #1: Máquinas de café expresso

Por Atualizado em 18/05/2016

Screen Shot 2016-05-18 at 3.27.17 PMA plataforma se chama Daydream e foi o destaque do primeiro dia do Google I/O, evento que começou hoje em São Francisco, nos EUA. O Google anunciou parcerias com HBO, Ubisoft, NBA, New York Times e IMAX (aquela mesma, dos cinemas de tela gigante), que irão produzir vídeos e games para a Daydream. Alguns aplicativos do próprio Google ganharão versões adaptadas – caso do Maps, que permitirá navegar pelo Street View em realidade virtual.

Screen Shot 2016-05-18 at 3.24.11 PM

A plataforma também incluirá hardware: um capacete com lentes no qual você encaixará o seu celular – muito parecido com o Gear VR, da Samsung. A diferença é que, enquanto o Gear VR só é compatível com determinados modelos da Samsung, o capacete do Google deverá funcionar com grande parte dos smartphones Android.  O lançamento está previsto para o segundo semestre (preço não divulgado).

google allo

O Google também apresentou o Allo, seu novo app de mensagens instantâneas, que tem uma carta na manga: o Google Assistant, um assistente digital que sugere respostas para as mensagens que os seus amigos mandarem para você. Se o seu amigo enviar uma foto de formatura, por exemplo, ele sugere a resposta “Parabéns!”. O Assistant também tem entende perguntas simples e responde a elas (mais ou menos como a Siri, do iOS).

Como costuma acontecer, a próxima versão do Android também esteve presente no I/O. O Android N promete ser mais rápido e gastar menos bateria, e traz alguns aperfeiçoamentos de interface, como multitarefa real (dá para manter dois apps na tela ao mesmo tempo, o que pode ser útil em tablets ou celulares grandões). Ele será lançado até o fim do ano – mas uma versão beta, para quem tem celular da linha Nexus, já estará disponível para download hoje.