Edição do mês

Ciência

Gambá contra veneno de cobra

Por Da Redação
Famoso pelo mau cheiro que assusta os humanos, o gambá poderá agora ajudá-los.

Viagem no tempo

Por Da Redação
Fazer turismo é um hábito novo: por muito tempo, as pessoas achavam um sacrifício ter que viajar, ir à praia ou descer cachoeiras.
Coco Chanel, a revolucionária da moda

Coco Chanel, a revolucionária da moda

Por Gisela Heymann
Antes da célebre estilista francesa, a maioria das mulheres escondia as pernas, só usava cabelos compridos, roupas apertadas e joias verdadeiras
História

O maior cientista do milênio

Por Da Redação
Pesquisa da revista Time aponta os dois maiores cientistas do milênio: Thomas Edison e Albert Einstein.

Susto arqueológico

Por Da Redação
Foram descobertos na Itália fragmentos de quinze estátuas de bronze datadas entre os séculos IV a.C. e III d.C. Entre elas a de um filósofo, provavelmente Sócrates ou Platão, e o rosto de Caracalla, imperador romano no século II d.C.

Cão

Por Da Redação
Leonardo B. Domingues É verdade que os cães mordem as pessoas que demonstram medo? Por ter uma visão apurada o cão consegue, mesmo que a certa distância, perceber alterações nos movimentos de uma pessoa amedrontada. “O animal descende do lobo e dele herdou o instinto de caça. Se alguém passa a andar furtivamente ou com […]
Ciência

Musaranho, o menor mamífero do mundo

Por Da Redação
Ele mede apenas 10 centímetros e, por causa do metabolismo acelerado, come sem parar: algumas horas sem comida representam a morte. Venenoso, briga com todo mundo, e é o bicho mais parecido com os primeiros mamíferos que habitaram a Terra.
Ciência

A cor invisível do beija-flor

Por Da Redação
O psicólogo Emílio Takase prova que o beija-flor consegue discriminar diferentes tonalidades de ultravioleta.

Um ciclo da vida e da morte no céu

Por Da Redação
Análise sobre o ciclo de vida de uma estrela.

Excesso de ferro faz mal ao coração

Por Da Redação
Pesquisa recente comprova que o excesso de ferro no sangue dobra a possibilidade de um ataque cardíaco.

Um sólido mais leve que o ar

Por Da Redação
Cientistas americanos desenvolveram um material feito com vegetal marinho mais leve que o ar.

Imagens da depressão

Por Da Redação
Cientistas americanos acreditam ter encontrado duas porções do cérebro responsáveis pelos estados de depressão profunda.

Computador estéreo

Por Da Redação
Microcomputador já vem com uma estação de multimídia pronta e numa só embalagem. Além de todas as funções de um micro 386 SX normal, esse equipamento combina quase tudo que um escritório precisa: telefone, secretária eletrônica, fax, CD-ROM, rádio AM-FM e toca-discos laser.

Antitérmicos

Por Da Redação
Como agem os remédios antitérmicos? A febre indica que algo está errado com a saúde: a pessoa febril pode estar com uma infecção, uma inflamação ou ainda uma lesão no sistema nervoso. Quando isso acontece, o corpo passa a produzir uma quantidade maior da enzima chamada prostaglandina endoperóxido sintase, que em condições normais auxilia na […]

Anos rebeldes

Por Da Redação
É como se o organismo não quisesse ser tratado como criança. O cérebro contesta e faz certas glândulas, encarregadas de preparar o corpo para a reprodução, desobedecer à velha ordem de se comportar de maneira infantil. É o grito da puberdade.

Você decide

Por Da Redação
Artigo do professor doutor da Faculdade de Higiene e Saúde Pública da USP, Fernando Lefevre, em que analisa a saúde pública no Brasil e fala do conceito errado que a população tem sobre o tema.

Remoto irmão da Terra

Por Da Redação
Os astrônomos descobriram um planetóide de 200 quilômetros de extensão e suspeita-se de que ele pertence ao chamado Cinturão de Kuiper - espécie de resíduo da época em que o sistema solar se formou a partir de poeira e gás cósmicos.

Os truques matemáticos dos sobrinhos do Pato Donald

Por Da Redação
Artigo do professor Luiz Barco, em que fala sobre o truque matemático do conjunto de cartelas cheias de números, cujo autor "adivinha" o número escolhido pelo adversário.
Ciência

Alface doce e tomate diet

Por Da Redação
Vários pesquisadores do mundo inteiro estão transferindo os genes entre plantas e, com isso, obtendo uma alface doce, um tomate diet ou mesmo uma batata-doce sem amido.

Um vulcão retoca as cores do pôr-do-sol

Por Da Redação
Artigo do astrônomo Augusto Damileni Neto, em que fala sobre as alterações da cor do céu, seja de dia ou de noite, por causa dos gases jogados pelo vulcão Pinatubo, nas Filipinas.

De volta a Marte em grande estilo

Por Da Redação
A sonda americana Mars Observer vai estudar todos os aspectos e características de Marte.

Via satélite em tempo real

Por Da Redação
Instituto brasileiro está instalando um novo computador para processar mais rápido as imagens enviadas pelos satélites americanos do tipo NOAA, que captam as radiações infravermelhas emitidas de terra ou da água.

Alto e bom som no carro

Por Da Redação
A Bravox montou um laboratório de acústica exclusivamente para testar som em automóveis.

Galáxias saltitantes

Por Da Redação
Pesquisas recentes garantem que há indícios de galáxias que saltam de uma velocidade a outra, mudando sua cor natural por se afastarem da Terra.

Raios X ambulantes

Por Da Redação
Pesquisadores brasileiros e russos desenvolveram um tensômetro portátil para medir a pressão de estruturas como pontes e gasodutos.

O rei dos quebra-cabeças

Por Da Redação
Artigo do arquiteto e designer de jogos Luiz Dal Monte Neto, em que fala sobre Henry Ernest Dudeney e Samuel Loyd, dois grandes mestres da matemática recreativa.

A lição de Einstein

Por Da Redação
História da professora Mary Budd Rowe, que conta uma experiência divertida e instrutiva que teve com o físico Albert Einstein quando era estudante.

O esconderijo dos alerces

Por Da Redação
Uma expedição atravessa lagos gelados e escarpas dos Andes chilenos para visitar uma floresta dos mais antigos habitantes do planeta: os alerces. Algumas dessas árvores da classe das coníferas estão de pé desde a época de ouro dos faraós, há 4.000 anos
Ciência

Laboratório de um país do futuro

Por Da Redação
O pólo tecnológico de São Carlos, no interior paulista, fruto da pesquisa de alta tecnologia produzida em suas duas universidades, é uma amostra de cidade brasileira do futuro.

Viva a diferença

Por Da Redação
Concepções radicalmente novas mudam a forma dos produtos industriais, sejam carros, pias, computadores ou tesouras. O objetivo é ir além do consumidor padrão adulto, destro, nem alto nem baixo e em plena capacidade física e também respeitar as diferenças entre as pessoas

De louco, todo mundo tem um pouco

Por Da Redação
Desinformado e mal-educado, o motorista brasileiro insiste em criar suas próprias regras nas ruas e faz do Brasil o país mais violento do mundo sobre rodas.

Água pesada

Por Da Redação
Sílvio Ademir Brunozzi O que é a água pesada das usinas nucleares? Durante a quebra dos átomos de urânio em um reator nuclear são liberados nêutrons que, ao colidirem com outros átomos de urânio, são absorvidos provocando também sua fissão. Mas os nêutrons são liberados com altíssima carga de energia, que precisa ser diminuída para […]
Ciência

Outros mundos na química da vida

Por Da Redação
O cientista americano Julius Beck está apostando em suas pesquisas que há seres vivos cujo plano vital pode estar inscrito em outro tipo de molécula, ou seja, não só no ácido nucléico.

O grande fato do século XXI

Por Da Redação
Pesquisa entre os americanos sobre os grandes fatos que vão ocorrer no século XXI.

Pilhas de letras

Por Da Redação
Top Letras - jogo para dois a quatro participantes, produzido pela Manufatura de Brinquedos Estrela S. A.

Ecologia nas fábricas

Por Da Redação
Para evitar riscos e amenizar as mazelas da poluição são necessários muito trabalho e idéias engenhosas.

Guerra submarina

Por Da Redação
Pesquisadores estão preocupados com a superpopulação vegetal embaixo das águas no Mar Mediterrâneo, por causa de uma alga tropical ali introduzida acidentalmente, ameaçando o ecossistema local.

ONU: Balanço catastrófico

Por Da Redação
Estudo da ONU afirma que o desmatamento das florestas tropicais atingiram a marca de 1 acre (4 047 metros quadrados) por segundo no mundo.