Uma pintura numa vértebra de baleia e mais 55 000 peças datadas do século XIV, descobertas em 1986, na Ilha Vitória extremo norte do Canadá, tornam possível a uma equipe de arqueólogos franceses desvendar o passado dos esquimós.
Hoje, quando o planeta é visto de cima pelos satélites, seus contornos não têm mais segredo. Durante séculos, porém, os astros e a Matemática foram os instrumentos que permitiram aos homens desenhar mapas para se localizarem no planeta.
Com humor e argúcia, o pesquisador americano explica por que enfrenta a maioria dos especialistas e defende a polêmica hipótese de que o vírus HIV não é o causador da Aids.
Graças ao microscópio de efeito túnel, baseado nos princípios da Física quântica, os cientistas conseguem enxergar átomos e manipulá-los um a um. Em uma década, a nanotecnologia, ciência do infinitamente pequeno, poderá ver os primeiros resultados práticos da possibilidade de construir moléculas sob medida. A longo prazo, em vinte ou trinta anos, é provável que surjam supercomputadores de bolso e minúsculas sondas para percorrer o interior do corpo humano.
As leis que explicam o nascimento e a evolução do Cosmo se fortalecem a despeito do grande número de críticas e tentativas de reformular o conhecimento atual.
As flores não são mero capricho da natureza. A cor, o perfume e a forma da onze-horas, por exemplo, fazem parte de uma estratégia de sedução, indispensável para sua reprodução. Modificados ao longo de milhões de anos, as flores fazem tudo para agradar, principalmente aos insetos, o mais numeroso grupo de animais que existe na terra. De carona nas asas ou em outras partes dos corpos desses bichinhos, o pólen de grande número de vegetais consegue atingir outras flores, mais distantes, e assim garantir a geração de herdeiros fortes e saudáveis. Alguns desses truques são tão fascinantes que seduzem até mesmo pássaros e morcegos, que acabam se tornando também involuntários personagens dessa verdadeira epopéia da sobrevivência
O médico norte-americano Robert Telepak, que trabalhou na Guerra do Golfo Pérsico, enviou por satélite até os Estados Unidos a radiografia de 65 soldados feridos.
No verão de 1957, o astrofísico americano Bob Brownlee realizou uma experiência para conter debaixo da terra uma explosão nuclear, que acreditava que fosse equivalente a poucas centenas de toneladas de dinamite. Colocou, então, uma bomba no fundo de um túnel vertical de 152 metros de profundidade no deserto de Nevada e lacrou a abertura […]
O jogo do poder – jogo para dois a quatro participantes, produzido pela Grow Jogos e Brinquedos S.A. Há jogos que desaparecem do mercado e ninguém dá pela falta. Outros deixam saudades e, quando retornam, são sempre bem vindos. É o caso de O Jogo do Poder, lançado originalmente em 1977, com uma temática ligeiramente […]
As reuniões do Comitê Preparatório da Eco-92, que ocorreram em Nova York, foram um grande sucesso, tendo os 175 países participantes concordado em todos os pontos da discussão.
Os bosques de mangues, regados pelas marés, protegem os continentes da erosão, reduzem a poluição das praias e, principalmente, garantem comida farta para a fauna dos oceanos.
O engenheiro Herberto Castillo apresentou ao governo mexicano um projeto de instalação de 100 superventiladores com 35 metros de diâmetro para tentar amenizar a poluição da cidade.
Artigo de Alaôr Caffé Alves, secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, sobre a necessidade de se discutir na Eco-92 o equilíbrio entre a preservação ambiental, o desenvolvimento econômico e a justiça social no Estado mais industrializado do país.
Carl Sagan escreve sobre a singular assembléia que acontece este mês em Washington, Estados Unidos, reunindo cientistas e líderes religiosos. Na pauta, formas de ajuda à preservação ambiental.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.