Tem espaço suficiente? Quer criar as suas próprias plantas? Veja tudo o que você precisa saber.
Ao escolher o terreno, opte pelos planos com mais de 30 cm de profundidade. Retire as pedras, desmanche os torrões de terra e ajunte o mato.
Depois, revolva os primeiros 15 cm para deixá-lo o mais "fofo" possível. As sementes agradecem.
Os argilosos são duros; os arenosos, pouco férteis. Procure sempre os meio a meio. Para identificar essas texturas, molhe a terra e tente moldá-la. O solo que não aceita ser moldado é arenoso; se formar um círculo, é argiloso.
Deixe sua horta longe de árvores frondosas: elas vão sombrear as hortaliças e competir por água e nutrientes. Escolha um local com bom escoamento de água. Faça o teste: cave um buraco e encha-o de água. Se demorar a escoar, é bom usar canaletas.
Com 1 m de largura (para ainda alcançar o centro com o seu braço) e 20 cm de altura (para as raízes se desenvolverem). Entre um e outro, reserve de 30 cm e 40 cm de espaço. Do lado externo, construa uma pequena cerca de tábuas e tijolos para segurar a terra.
Coloque-as em fileiras com 25 cm de distância entre si. Abra sulcos de 3 cm de profundidade e as jogue lá. Isso faz com que nasça mais de uma planta por buraco – nesse caso, remova as menos desenvolvidas para dar chance de as outras crescerem melhor.
Molhe sua horta duas vezes ao dia: de manhã e à tarde. Evite os horários mais quentes, porque o calor evapora a umidade. E não exagere: em excesso, a água apodrece as raízes. O ideal é 4 litros de água por metro quadrado de canteiro.
Restos de comida, pó de café, mato capinado. Reúna tudo isso em um buraco de terra. Cubra e regue duas vezes por semana. O adubo fica pronto em 60 dias.
Para saber se o adubo está pronto, coloque uma chapa de metal no buraco. Ela deve ficar fria. Se ficar quente, é porque a decomposição do material orgânico ainda está acontecendo.
Para combater predadores, aplique soluções aquosas de sabão, puras ou com querosene. (Neste caso, espere duas semanas para colher). Você também pode usar caldo de cebola, extrato de pimenta com alho e até leite cru.
Dedique cinco minutos por dia para arrancar ervas daninhas: elas absorvem a água que as hortaliças precisam.
super.abril.com.br
Veja essa e outras matérias em