Edição do mês

Família unida

Por Da Redação
Comportamento da mãe guepardo para criar os filhotes nas savanas: a maior velocista do mundo, capaz de atingir 110 km/h, está melhor preparada para correr do que para enfrentar inimigos.

Surpreendentes cabeças chinesas

Por Da Redação
Foram encontrados na China dois crânios que indicam ter havido um estágio intermediário entre o Homo erectus e o Homo sapiens.

História da América em números

Por Da Redação
O primeiro africano cativo chegou à América em 1505 e foi no Brasil que se libertou o último deles, em 1888. No meio tempo, desembarcaram no Novo Mundo 10 milhões de escravos e outros 2 milhões morreram nos navios negreiros.

A fúria nórdica

Por Da Redação
Novas pesquisas históricas revelam: os escandinavos que assolaram a Europa medieval eram refinados artistas, comerciantes arrojados e, provavelmente, foram os primeiros europeus a colocar os pés na América, 500 anos antes de Colombo.
Qual a origem da história do Papai Noel?

Qual a origem da história do Papai Noel?

Por Maria Silvia R. de Barros
Uma breve história do bom velhinho

Mania de magreza

Por Da Redação
A maioria das pessoas que fazem regime têm peso normal. Seguir dietas da moda, emagrecendo depois, é o maior pecado contra a silhueta.

As primeiras notícias da Década do Cérebro

Por Da Redação
Cientistas do mundo inteiro mostram avanços no sentido de decifrar os mecanismos dos pensamentos e das emoções, naquela que é considerada a estrutura mais complexa do Universo.

Contra-ataque nuclear

Por Da Redação
Há uma chance em 10 000 de que o cometa Swift-Tuttle se choque com a Terra em 14 de agosto de 2126. Para detê-lo, seriam necessárias 100 000 bombas nucleares.

Computadores de pulso

Por Da Redação
São relógios, mas nem fazem tique-taque, porque não precisam. A cadência é dada pela oscilação do quartzo, um cristal piezoelétrico que se movimenta quando recebe a corrente elétrica provida pela bateria. As horas, os minutos e os segundos são regulados pela eletrônica. Isso é simples demais para os eficientes circuitos integrados que hoje equipam os relógios de pulso. Cada vez menores e mais eficientes, os chips fazem dos relógios caixinhas de surpresas. Cada novo modelo oferece mais recursos que o outro.Cronômetros, alarmes e calculadoras já são coisa do passado - os relógios de pulso dos anos 90 têm memória suficiente em seus chips para calcular altitudes e profundidades, temperaturas, ritmos cardíacos e performance de esportista.

O bombardeio dos asteróides

Por Da Redação
Um pequeno telescópio de 70 anos de idade e um CCD, instrumento que conta partículas de luz, revelaram que asteróides de pelo menos 10 metros de diâmetro passam muitas vezes mais perto da Terra do que se imaginava.

Uma luz em meio à escuridão

Por Da Redação
Um médico americano desenvolveu um aparelho que pode dar a visão aos cegos.

Cafezinho dá dependência

Por Da Redação
Pesquisas realizadas nos Estados Unidos concluíram que o cafezinho causa dependência física.

Anestesia por computador

Por Da Redação
Um anestesista inventou um novo método de controlar a dose de anestésicos e garantir que o paciente fique inconsciente pelo tempo necessário.

Microondas para ver na neblina

Por Da Redação
Uma empresa americana criou uma câmera que capta microondas emitidas por qualquer objeto, como o próprio aeroporto, facilitando a visibilidade do piloto de avião em condições adversas.

A casa do espaço

Por Da Redação
Um sofisticado laboratório em São José dos Campos, São Paulo, é responsável pelo vôo, este mês, do SCD1, o primeiro satélite construído e testado no Brasil.

Meio erro contra Galileu

Por Da Redação
O Vaticano admite que errou ao punir o sábio italiano Galileu Galilei.

Girafa

Por Da Redação
Angela Maria Fernandes Fontes Que tipo de som emite a girafa? O animal é tido com um dos mais tímidos e “lacônicos” da natureza. Até hoje foram poucas as pessoas que conseguiram ouvir seu ruído, produzido só em circunstâncias especiais. Uma dessas ocasiões é quando esta na faze de procriar. De acordo com o biólogo […]

Macacos nunca vistos na Amazônia

Por Da Redação
São descobertas três novas espécies de macacos na Amazônia e mais uma na Mata Atlântica.

Rádio-jacaré inicia transmissões

Por Da Redação
Pesquisadores colocaram um microtransmissor sob a pele de um jacaré para coletar informações sobre o que está acontecendo no seu organismo.

Ferro

Por Da Redação
Por que o ferro aquecido derrete, e a madeira queima? Porque acontecem fenômenos diferentes com cada um dos dois materiais. O aumento de temperatura faz com que a madeira passe por uma reação química, ou seja, suas moléculas se quebram e se recombinam com as do oxigênio existentes no ar. O resultado é a formação […]

Viajar ao céu é mais simples do que parece

Por Da Redação
Dicas com mapas para reconhecer as estrelas mais brihantes durante as noites de dezembro a fevereiro.

Antena impressa no pára-brisa do carro

Por Da Redação
A partir de 1994, os carros brasileiros mais sofisticados vão sair de fábrica com antena impressa no pára-brisa.

Cana-de-açúcar

Por Da Redação
Antônio Dionísio dos Santos Por que a parte de baixo da cana-de-açúcar é mais doce? Porque é onde se acumula mais sacarose, que dá origem ao açúcar. A sacarose é o primeiro produto que resulta da fotossíntese da cana e é transformado em energia, aminoácidos, proteínas e demais substâncias de acordo com as necessidades do […]

Dama da Noite

Por Da Redação
Argentino Marques de Oliveira Neto Por que a flor conhecida como dama-da-noite só exala perfume à noite? Porque a mariposa, inseto responsável pela polinização da maioria dos exemplares desse vegetais, sai no final da tarde e à noite em busca de néctar das flores que usa como alimento. A planta tem interesse em atrair o […]
Ciência

Um jeito diferente e criativo de aprender a tabuada

Por Luiz Barco
Artigo do professor Luiz Barco, em que mostra outra maneira de aprender a tabuada.
Ciência

Genes cada vez mais perto

Por Da Redação
Cientistas franceses do Projeto Genoma descobriram um método três vezes mais preciso para detectar genes defeituosos.

Japonês inventa árvore quadrada

Por Da Redação
Um cientista japonês resolveu aquecer e mudar o formato do tronco de árvores para quadrado por meio de prensas para evitar o desperdício na hora do corte.

Ferro passa o carvão a limpo

Por Da Redação
O Centro de Desenvolvimento de Pesquisas da GE americana criou uma usina que remove mais de 99% do gás sulfídrico liberado na queima do carvão.

Óleos melhores e mais baratos

Por Da Redação
Pesquisadores da USP em São Carlos desenvolveram um método mais eficiente para extrair óleos de sementes por meio do dióxido de carbono.

Caça ao ozônio bandido

Por Da Redação
O primeiro alarme foi dado pelos satélites. Desde 1984, as imagens dos vigilantes do espaço mostram sobre o Atlântico Sul uma estranha nuvem de ozônio. Ao contrário do ozônio da estratosfera, que protege a Terra dos raios ultravioleta, essa nuvem, quase ao nível do mar, é tóxica às plantas e aos animais. Sob o comando da NASA, mais de 200 cientistas tentam descobrir por que ela se formou.

Ciência ao meio-dia

Por Da Redação
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência está dando palestras na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, para leigos.

Pré-históricos 36 metros sob o mar

Por Da Redação
Arqueólogos franceses começaram a desvendar os segredos da gruta, que está a 36 metros de profundidade no Mediterrâneo e contém desenhos pré-históricos.

Serpente

Por Da Redação
Gabriel C. L. Oliveira Qual o segredo dos encantadores de serpentes? O segredo não está na magia da música, mas na esperteza. Todas as cobras, inclusive a naja usada para esse tipo de apresentação, são praticamente surdas. Portanto, o som não as afeta em nada. Quando o encantador abre o cesto onde a serpente está, […]

Podemos nos dar ao luxo de ser ricos?

Por Da Redação
Artigo do professor aposentado Peter Holway, em que analisa o crescimento econômico, o crescimento populacional e o alto consumo mundial.

Você é um bom motorista?

Por Da Redação
Dificilmente alguém responde "não" a essa pergunta. No entanto, é muito fácil encontrar quem não conheça as leis de trânsito, até as mais comuns. Eis aqui um teste rápido para você verificar se está mesmo por dentro do assunto.

O inglês é um único idioma. Será?

Por Da Redação
Idioma é falado por um em cada cinco cidadãos do mundo.

Boliche de mesa

Por Da Redação
Características e regras de um jogo de cartas.
Ciência

O maior vulcão da história da Terra

Por Da Redação
Geólogos americanos estão empenhados em seguir a trilha daquela que seria a maior erupção vulcânica dos últimos 500 milhões de anos. Ela teria lançado ao ar 1 140 quilômetros cúbicos de lava, o suficiente para cobrir dois continentes. O mesmo tipo de rocha de bentonita, formada por lava endurecida, foi encontrado na América do Norte e na Europa.
Ideias

Calor não reduz o gelo na Antártida

Por Da Redação
Pesquisa revela que o calor não vai reduzir as camadas de gelo da Antártida.
Ideias

Lápis feito de papel reciclado, para textos ecológicos

Por Da Redação
A empresa alemã Faber-Castell lançou um lápis para aliviar a consciência dos ecologistas que redigem manifestos: feito de papel reciclado, em vez de madeira, ele seria tão resistente quanto os tradicionais e bem mais fácil de apontar.

Assim no Oregon como na Amazônia

Por Da Redação
Imagens do satélite Landsat-5 comprovam que a devastação de florestas americanas é muito maior do que a do Brasil.
Galeria

O ângulo do Sol revela sua latitude

Por Da Redação
Como determinar com observações astronômicas simples a latitude de uma cidade.