Ela atinge pelo menos um em cada dez infectados e tem consequências persistentes, que podem durar meses ou anos: danos vasculares, cerebrais e no sistema imunológico. Mas a ciência começa a decifrá-la, e já testa um arsenal de medicamentos contra a Covid longa – a herança maldita da pandemia.
Como o gás mostarda deu origem às quimioterapias. E o que isso tem a dizer sobre o lado meio cheio do copo da humanidade.
Após a invasão russa à Ucrânia, cresce a tensão sobre outro barril de pólvora: a cisma entre China e Taiwan, que já vem desde 1949. Entenda as raízes da tensão, e os perigos que ela traz.
Ele é um grande avanço, que vai transformar a internet móvel. Mas também vem cercado por alguns mal-entendidos – incluindo teorias conspiratórias sem pé nem cabeça. Veja.
Em 28 de junho de 1958, os EUA detonaram uma bomba de 8,9 megatons no Oceano Pacífico. O engenheiro nuclear Rod Buntzen estava lá – e conta como foi.
Ele criou um método de alfabetização eficaz. E uma pedagogia que estimula o aluno a refletir sobre a vida. Entenda por que sua figura é tão polêmica.
Influencers no TikTok ressuscitaram da internet pré-histórica o I-Doser – um site criado em 2005 para vender áudios que supostamente dão baratos equivalentes aos gerados por maconha ou LSD. Não precisa ter medo: não vicia, porque não funciona.
Na Revolução de 1932, tropas paulistas enfrentaram o governo federal - e acabaram levando a pior. Mas o que aconteceria se elas tivessem derrotado Getúlio Vargas?
Conjunto de neurônios é especializado em detectar quando erramos em alguma tarefa - e dispara um alerta que se propaga por várias regiões cerebrais
País é o primeiro a permitir o cultivo comercial da nova planta; decisão tem lado polêmico.
Projeto pretende construir postos de combustível na órbita da Terra – e além.
Elas chegaram ao mainstream. Mas vêm passando por sobressaltos.
Malware não é um perigo imediato, mas indica possíveis riscos no futuro. Veja como ele funciona.
Enzima do alimento ajuda a sintetizar borracha natural - que é melhor e mais cara do que a artificial
Sedimentos estão se deslocando mais devagar - e a possível explicação está dentro da Terra
Essa notícia correu a internet - mas se baseia em um estudo que tem um problema central. Veja qual é.
Reportagens costumam inspirar filmes sobre jornalismo. Mas não só eles: da ação ao terror, conheça longas que saíram das páginas de jornais e revistas.
A imperdível série da BBC sobre dinossauros, os horrores do hospício do Juquery, a relação entre Hitler e a economia, o relato de um escritor internado com Covid - e Mario nos campos de futebol
Dois exploradores na Groenlândia, um agricultor contra a Monsanto, uma Chernobyl em solo americano - e o culto que escravizava mulheres e as submetia a rituais sinistros.
Ele foi feito para ficar pendurado na parede – e ir mostrando informações úteis ao longo do dia. Veja como é na prática.
FluentPet tem botões nos quais o bicho pisa quando quer "dizer" certas coisas; cachorra dos EUA aprendeu 92 palavras com o gadget
Gadget permite explorar o fundo do mar - tanto para brincar quanto em situações de uso profissional
Ela é preenchida com um gel que absorve ressonâncias - e toca melhor por isso.
Aparelho portátil analisa o teor desse gás, que é liberado na respiração – e permite saber se um ambiente está bem ou mal ventilado.
Um teclado de computador com teclas de cerâmica, como as dos pianos - e um repelente de bolso contra insetos. Qual dos dois tem mais chance de chegar ao mercado?
Fica a dica: não vem nem da picanha, nem da costela.
Para o bem da sua saúde. Mas, principalmente, para o mercado lucrar mais.
O botão saiu da camisa? Precisa fazer a barra da calça em poucos minutos? A gente te ensina.
Macapá, que fica bem na Linha do Equador, gira 200 km/h mais rápido que Porto Alegre. Confira.
Em geral, raças menores tendem a viver mais – mas isso também depende da alimentação, cuidados e estilo de vida do cão.
O tamanho varia de acordo com a composição de cada planeta, fruto da formação do Sistema Solar.
Existir, existe. Mas é melhor para a sua saúde evitar essa iguaria.
Para um objeto fazer algo a mais do que crateras na Lua, ele precisa ter um tamanho considerável – e a colisão poderia destruir o satélite.
Não é mera impressão. Tem a ver com a posição do Sol nesses meses. E com a forma como a luz se dispersa.
Essas dores nos músculos são chamados de pontos-gatilho, e surgem como consequência de maus hábitos.
Um problema diplomático fez o país adicionar uma referência geográfica em seu nome.
Spoiler: muito. Veja como o Brasil se compara ao resto do mundo.