Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Publicidade

Últimas notícias

Conversas duram muito porque as pessoas são educadas demais para terminá-las
Comportamento

Conversas duram muito porque pessoas não sabem como terminá-las

Por Bruno Carbinatto Atualizado em 2 mar 2021, 19h11 - Publicado em 2 mar 2021, 19h00
Só 2% das conversas acabam quando ambos os participantes querem que ela acabe, diz uma pesquisa de Harvard. O motivo? Pessoas temem parecer rudes.
Uma nova reconstrução auditiva da espécie mostra que eles eram sensíveis às frequências de sons produzidos por humanos. Entenda.
Argumento é que períodos de seca e enchentes podem privar mães de uma alimentação adequada e causar quadros de estresse, atingindo diretamente a gravidez.
Ainda não há nenhuma evidência concreta, mas a existência de universos paralelos não é impossível. Entenda um dos caminhos que poderia levar a diferentes versões do nosso mundo. 
Baleias são animais gigantes, e por isso deveriam ter taxas de câncer bem maiores que as nossas. Mas não é isso que acontece – e a resposta está na história evolutiva do genoma dos cetáceos.
Cientistas podem ter encontrado no Egito o cemitério de animais mais antigo do mundo
História

Antigo cemitério para animais de estimação é encontrado no Egito

Por Maria Clara Rossini Atualizado em 1 mar 2021, 19h11 - Publicado em 1 mar 2021, 18h42
Mais de 500 túmulos de cães, gatos e macacos foram encontrados em um cemitério de 2 mil anos – revelando uma relação próxima entre os humanos e seus animais de estimação.
Peça de teatro escrita por uma IA
Tecnologia

Pesquisadores lançam primeira peça teatral roteirizada por Inteligência Artificial

Por Carolina Fioratti Atualizado em 1 mar 2021, 19h20 - Publicado em 1 mar 2021, 17h02
A performance de “IA: Quando um robô escreve uma peça” estará disponível no YouTube até as 20h desta segunda-feira. Saiba detalhes sobre o processo de produção.
Os vegetais não viram salada passivamente: liberam substâncias tóxicas para se defender, e contam com a ajuda de animais parceiros para lutar.
Cação é um termo guarda-chuva, que se refere a qualquer tipo de tubarão ou raia. A #MulherCientista de hoje lê o genoma dos filés para saber se o consumidor está comprando gato por lebre – ou comendo uma espécie ameçada.
Segundo estudo britânico, o nível de anticorpos desses pacientes se tornou maior do que o registrado em pessoas que receberam duas doses da vacina.
O equipamento de R$ 270 milhões foi totalmente desenvolvido no Brasil e ajudará a monitorar o desmatamento das nossas florestas com resolução inédita.
dna-neandertais_site
Saúde

Genes neandertais influenciam vulnerabilidade à covid-19

Por Carolina Fioratti Atualizado em 26 fev 2021, 17h54 - Publicado em 26 fev 2021, 17h49
Um trecho de DNA herdado desses hominídeos pode te proteger de casos graves da doença, enquanto o outro é capaz de intensificar os sintomas.
Organismo formado por célula única gigante tem memória de fontes de alimento
Ciência

Conheça a célula gigante que armazena memórias em seus desenhos

Por Bruno Vaiano Atualizado em 26 fev 2021, 18h02 - Publicado em 26 fev 2021, 17h06
Os mofos do lodo têm mais de um núcleo – e lembram da localização de fontes de alimento usando padrões de tubos mais finos e grossos em sua estrutura.
Covid-19: o que se sabe da variante da Califórnia até agora
Saúde

Covid-19: o que se sabe da variante encontrada na Califórnia até agora

Por Bruno Carbinatto Atualizado em 25 fev 2021, 19h39 - Publicado em 25 fev 2021, 19h24
Estudos preliminares apontam que ela seja bastante perigosa. Mas ainda é cedo para colocá-la no mesmo nível que outras variantes preocupantes, como a B117.
Casos de corrupção no Globo de Ouro
Cultura

Globo de Ouro: 6 vezes em que o prêmio foi acusado de corrupção

Por Carolina Fioratti Atualizado em 26 fev 2021, 17h53 - Publicado em 25 fev 2021, 18h55
Em 2019, jurados da premiação foram convidados para conhecer o set de “Emily em Paris” na França – o que pode ter influenciado na indicação da série ao prêmio. Entenda esse e outros casos polêmicos.
O prêmio Nobel de Física investiga como, exatamente, os primeiros cientistas saíram da estaca zero – e chegaram às conclusões contraintuitivas (como a de que a Terra não é plana) que sustentam o saber atual.
Há 214 milhões de anos, sauropodomorfos do sul da América atravessaram o continente – e os altos níveis de CO2 do planeta podem ter motivado isso.
Estudo de Cambridge identificou uma relação entre o modo como o cérebro processa informação e a ideologia das pessoas, incluindo pistas que podem ajudar a explicar porque alguns se tornam radicais.
O que se sabe sobre o primeiro caso de gripe aviária H5N8 em humanos identificado na Rússia
Saúde

Rússia identifica os primeiros casos de gripe aviária H5N8 em humanos

Por Bruno Carbinatto Atualizado em 24 fev 2021, 17h09 - Publicado em 24 fev 2021, 17h05
Sete trabalhadores de uma granja foram infectados após contato direto com aves - mas não desenvolveram nenhum sintoma. Além disso, diferentemente da Covid-19, a doença não é transmissível de humano para humano.
“Só pode ter sido pintado por um louco”: a caligrafia vista na obra é comparável àquela encontrada nos diários do pintor. Eventos passados em 1895 também justificam a hipótese.
Publicidade